Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

É grande a expectativa para saber se o jogo ABC x Vasco, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, superará em público o jogo América-RN 0 x 3 Fluminense, ocorrido na última quarta-feira, que levou mais de 25,5 mil torcedores para o estádio. Na oportunidade, o sistema de áudio do Arena das Dunas anunciou que aquele jogo batera o recorde de público do estádio, sem fazer maiores especificações. ABC x Vasco começa às 16h20.

*

I – Ainda sobre o jogo da última quarta à noite o lado negativo ficou por conta de uma agressão gratuita e injustificada da torcida americana aos torcedores rivais. Uma faixa levantada na torcida do time chamava os torcedores rivais de “falsos potiguares”, e que eram “uma vergonha para o RN”. Ora, todos são livres para torcerem pelo time que quiserem. Muitos abecedistas estavam avolumando a torcida tricolor, isso em razão da rivalidade. Nada mais comum.

*

II – A agressão respinga no deputado estadual Gustavo Carvalho, um dos dirigentes do América. Não acredito que a confecção e exibição da faixa tenham sido feitas sem o aval do deputado. O deputado é um homem atuante, um bom parlamentar, mas permite que sua paixão por uma agremiação esportiva macule sua atuação em defesa de TODOS os potiguares. E por mais que não tenha partido dele a lamentável ideia de fazer a faixa, ele deveria ter usado sua influência para evitar que ela fosse exibida. Quem cala consente.

*

O advogado Cláudio Alcântara assumiu recentemente a Procuradoria do Município de Janduís-RN. Ele me relatou que o trabalho tem sido árduo nos primeiros dias, mas disse que tem disposição e dará o melhor de si para exercer a confiança que lhe foi dada pela prefeita daquela cidade, Lígia Félix (Pros).

*

A campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição apresenta números desfavoráveis quando se compara com o pleito de 2010. Naquele ano, ela tinha o apoio de 20 candidatos a governo que estavam na frente das pesquisas, contra 07 do candidato José Serra. Este ano, ela tem o apoio de 11 candidatos líderes nas pesquisas, mesmo número que apoia Aécio Neves (PSDB). Além do mais, o tucano deve aumentar a votação da oposição nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: SP, RJ e MG. Por fim, o candidato Eduardo Campos (PSB) deverá tirar votos da candidata no Nordeste, onde ela ganhou com folga em 2010. Tudo conspira contra, mas ela continua na frente nas pesquisas.

*

Não só homossexuais e negros sofrem com discriminação. O homem que bebe cerveja sem álcool também encontra muito preconceito nas hostes sociais. Experimente pedir ao garçom uma cerveja sem álcool numa mesa com várias pessoas. O mínimo que dirão é que você deveria ter ficado em casa.

*

Segunda-feira (11) não haverá expediente no Judiciário. Na data é comemorado o Dia do Advogado, Dia da Justiça e Dia dos Cursos Jurídicos. É nesse dia que se permite aos estudantes de Direito beberem e comerem em restaurantes e não pagarem a conta, o chamado Dia do Pendura. A tradição, contudo, perde força a cada ano.

*

O Neonazismo vem ganhando forças ultimamente, inclusive com deputados em vários parlamentos europeus. Geralmente os neonazistas são pessoas da extrema-direita, que pregam o ódio aos homossexuais e negros, e – nesta versão “neo” -, o ódio aos imigrantes. Apresentam-se como nacionalistas, defensores de seus países. Jovens desempregados são recrutados para participarem de grupos neonazistas, convencidos que são de que estão desempregados por causa da mão de obra barata dos imigrantes. No Brasil, o neonazismo é concentrado nas regiões Sudeste e Sul, e se voltam não contra imigrantes de outros países, mas contra os migrantes nordestinos.

*

O vereador Celso Lanches realiza amanhã (10), a partir das 9 horas, um mutirão para a reforma do prédio do posto policial do Alto do Sumaré. O objetivo do vereador é deixar o prédio em condições para receber uma unidade do Base Integrada Cidadã (BIC).

*

Sabe a seta sinalizadora que usamos nos veículos para informar que dobraremos à direita ou à esquerda. Vocês não vão acreditar, mas ela foi inventada por Florence Lawrence, uma atriz de Hollywood que fez muito sucesso na primeira parte do Século passado. Foi também dela a ideia das luzes de freio. A invenção é de 1914. Um de seus filmes de maior sucesso foi “Aconteceu Numa Noite Chuvosa”, de 1934. A mãe dela era inventora, daí sua veia criativa.

Compartilhe

2 respostas

  1. ABC X VASCO – Quem for ver, verá o Vasco na Série B – irreal, na minha opinião.

  2. Tio, não conheço um único torcedor fluminense ou paulista que torça para os times daqui do Nordeste ou do RN, Só os IMBECIES daqui que torcem contra as nossas equipes torcendo para as equipes do sudeste. como diria Dix-huit Rosado Maia quem não torce pela sua terra não torce pela terra de ninguém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *