Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Chama-se PALÍNDROMO a palavra ou frase que pode ser lida de frente pra trás ou de trás pra frente, como “ovo”, “Mussum”, “a grama é amarga”, “socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”. O compositor Chico Buarque, com toda a sua sapiência, escreveu um dos maiores palíndromos da história: “Até Reagan sibarita atira bisnaga ereta”. Escrever um novo palíndromo é um desafio comum a quase todos os escritores. Na internet você pode encontrar centenas deles, caso o assunto o interesse, claro.

*

A equipe do Fluminense já se encontra em terras potiguares. Chegaram ontem à noite. Ao desembarcar foram recebidos por dezenas de fãs. Atletas como Gum, Rafael Sóbis e Fred posaram para fotos e deram autógrafos. O time enfrenta o América-RN amanhã no estádio Arena das Dunas, em jogo válido pela Copa do Brasil. A partida começa às 22h. O Fluminense é o atual vice-líder da Série A do Campeonato Brasileiro.

*

A ex-senadora Marina Silva não agregou à campanha de Eduardo Campos para presidente o valor que ele imaginou. Em 2010 ela teve quase 20 milhões de votos, o que representa aproximadamente 20% dos votos válidos. O candidato Eduardo Campos (PSB), pensando nesse capital eleitoral, a lançou como vice em sua chapa. Os votos não vieram, muito pelo contrário. O radicalismo da ex-senadora afugenta a classe empresarial e dificultou alianças em estados importantes. Campos sabia que o radicalismo de Marina traria prejuízos, mas apostou que na balança a aliança seria positiva, pelos votos que ela traria. No final, ela trouxe apenas o ônus.

*

Morreu no último dia 15 de junho o único cangaceiro vivo do bando de Lampião. José Alves de Matos, o Vinte e Cinco, contava com 97 anos. Ele entrou no bando num dia 25 de dezembro, daí seu apelido.

*

O Brasil investe 9% do PIB em Saúde. É o 44º no ranking. Quem encabeça a lista é Malta, que investe 16,5%, seguido dos EUA, 16,2% do PIB.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *