Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

I – No último domingo tive a satisfação de assistir no estádio a um jogo de Copa do Mundo, e uma partida importante: Holanda x México jogaram pelas Oitavas de Final do campeonato. Com a arquitetura moderna dos estádios, que se tornaram menos segregacionistas, pude ver de bem perto astros como os holandeses Robin van Persie, Robben e Sneijder, e os mexicanos Chicharito e Peralta.

*

II – O termo Padrão Fifa faz jus à organização. Tudo é muito bem explicado e informado. Todas as regras são rigorosamente cumpridas. Nas arquibancadas do jogo de domingo, a imensa maioria era de mexicanos, todos muito fantasiados e animados, mas quem comemorou mesmo foram os holandeses, que estavam no estádio em pequeno número e um tanto acanhados.

*

III – O jogo terminou 2 x 1 para a Orange, com o segundo gol marcado nos acréscimos do segundo tempo, para minha tristeza, pois queria passar mais, no mínimo, 30 minutos desfrutando da sensação de assistir a um jogo Padrão Fifa, com uma estrutura impecável.

*

I – A deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que foi candidata a prefeito de Mossoró nas eleições suplementares, foi absolvida pelo TSE da acusação de abuso de poder midiático. Ela havia sido condenada pelo Juiz Eleitoral da 33ª Zona, Herval Junior, e também pelo TRE-RN, que manteve a decisão do Juiz. Tal condenação é apontada pelos seus correligionários como uma das causas de seu insucesso no pleito, tanto que foi martelada pelos adversários e pela própria Justiça Eleitoral.

  *

II – Com a decisão do TSE a absolvendo da acusação, os correligionários passaram a procurar responsáveis. A frase mais entoada, nos órgãos de imprensa da família, está sendo: “E agora, quem será responsabilizado pelo prejuízo?”. Trata-se, claro, de uma alusão indireta ao juiz eleitoral Herval Júnior, que assinou a sentença condenatória. O magistrado também passou a ser cutucado nas redes sociais. Ele então resolveu responder. Escreveu em uma conta numa rede social: “Errar é humano mesmo pode ter certeza e eu as vezes erro,mas não é porque minhas decisões são reformadas que significa que errei.Fique claro”.

*

III – Na noite de ontem o magistrado, que não mais exerce a função de Juiz Eleitoral, esteve no programa TCM Debate, e novamente tratou do assunto, explicando as razões de sua decisão.

*

IV – Claro que a condenação em primeira e segunda instância da então candidata Larissa Rosado (PSB) teve um peso negativo na campanha, mas não acredito que tenha sido determinante para o insucesso nas urnas. A diferença de votos foi muito grande. Em relação à reforma da sentença, é algo corriqueiro no Judiciário o juiz ter uma sentença desfeita por um órgão superior. Não é nada que mereça espanto.

*

I – Uma das notícias mais destacadas em Mossoró no último fim de semana foi a prisão, em pleno Mossoró West Shopping, do pistoleiro José Delano Diógenes. Ele se divertia no local com algumas beldades quando recebeu voz de prisão. O que ninguém noticiou, e que pouca gente sabe, é que ele poderia ter sido preso no sábado, dia anterior.

*

II – Delano assistiu ao jogo do Brasil no restaurante 5ª Avenida. No mesmo ambiente estavam as duas maiores autoridades militares de Mossoró, o major Correia Lima e o Tenente Alvibá Gomes, ambos com proteção de policiais militares. Delano e sua turma estavam a umas três ou quatro mesas de distância das autoridades citadas. Quanta ousadia.

*

III – Nesta mesma noite, dois carros foram arrombados nas proximidades do restaurante, mais precisamente no estacionamento da Concret, que é usado por clientes do 5ª Avenida. A ironia é que um dos carros arrombados é de um cliente que, ao avistar as autoridades citadas, vaticinou: “Aqui estamos seguros. Cheio de policial na área”.

*

IV – Os dois fatos mostram que a bandidagem não tem mais limites. Que a presença de autoridades e seus seguranças estatais não mais intimida. Quem haveria de imaginar que no interior de um restaurante onde há duas respeitadas autoridades também há um pistoleiro procurado pela Justiça e que na área exterior bandidos arrombam carros? Eita Florão da América, cada dia pior.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Colorau, na verdade “Chicharito” é o apelido de Javier Hernandez. O Peralta, vem a ser o Oribe Peralta. São dois jogadores diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *