Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

I – O comunista Luís Carlos Prestes, líder da Aliança Nacional Libertadora (ANL), com sede no Rio de Janeiro, pretendia implantar o regime comunista no Brasil, através de um levante que ficou conhecido como Intentona Comunista. O plano não funcionou, sendo rapidamente sufocado pelas forças do presidente Getúlio Vargas. Tudo isso na década de 30. A História, todavia, registra que houve um governo comunista no Brasil, e foi justamente no nosso Rio Grande do Norte.

*

II – No dia 23 de novembro de 1935, militares lotados no 21º Batalhão de Caçadores, com sede em Natal, integrantes do PCB, partido liderado por Luís Carlos Prestes, se rebelaram e renderam os demais colegas de farda. Em seguida ocuparam a sede do governo estadual e os principais pontos da cidade, como a estação ferroviária, as centrais telefônicas e a residência oficial do governador Rafael Fernandes.

*

III – Os rebeldes, liderados pelo sargento Quintino Clementino, formaram uma Junta Governativa e passaram a tomar medidas correlatas aos regimes comunistas, sobretudo distribuição do dinheiro do Estado para os mais pobres e transporte público gratuito para todos. O ímpeto comunista se espalhou por outras cidades do Estado, inclusive Mossoró.

*

IV – a experiência, contudo, foi muito breve, durou apenas quatro dias. Na quarta-feira, 27, tropas do governo federal vieram de Recife e da Paraíba para acabar com o governo comunista no Rio Grande do Norte, conseguindo facilmente o objetivo.

*

V – O levante no Rio Grande do Norte ocorreu sem conhecimento dos líderes nacionais da ANL, que planejavam uma ação conjunta em todo o território nacional, em 1936. A história da experiência comunista no Rio Grande do Norte é contada no livro 1935 – A Revolta Vermelha, do historiador Hélio Silva.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *