Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

23

O desvio de dinheiro público para favorecimento pessoal é uma prática corriqueira em nosso país. Todos os dias os jornais relatam casos de fraudes em licitação, obras superfaturadas, notas fiscais falsas, entre tantos outros exemplos de mau uso do dinheiro público.

O dinheiro dos tributos, que deveria ser usado em benefício da coletividade, serve para alimentar os bolsos de políticos corruptos e seus sequazes.

Não adianta ter esperança de que um dia isso mudará, de que um dia o brasileiro deixará de ser corrupto. Não, não mudará. A busca pelo ganho fácil e a desonestidade fazem parte do caráter nacional. Esse negócio de que a mudança depende de nós, com o nosso voto, é balela. Quem botarmos lá agirá da mesma forma se tiver oportunidade. Muitos políticos considerados honestos já foram flagrados em irregularidades.

A solução passa por controle e fiscalização, das eleições ao exercício do cargo. Nas eleições, deveria ser mínima a participação de entes privados, sobretudo no financiamento de campanhas. Grandes empresários e empreiteiros bancam campanhas eleitorais com o fim de se locupletarem durante o governo. Todo mundo sabe disse. Uma reforma eleitoral poderia coibir essa prática.

No exercício do cargo, os órgãos de fiscalização, como os TCEs e o TCU, deveriam ser mais eficientes e com maior poder de punição. Atualmente, fingem que fiscalizam.

 A Constituição Federal também prevê que o Legislativo exercerá a função de controle do Executivo, mas isso só existe em raríssimos casos, e somente quando a oposição é maioria.  

Diante da fragilidade dos sistemas de fiscalização e controle, o político consegue facilmente se locupletar do dinheiro público.

Raramente vemos casos de desvios de dinheiro em empresas privadas. É quase impossível um gerente de uma grande empresa fazer riqueza desviando dinheiro da corporação. Quem aí já viu a imprensa noticiar que um gerente da Coca-cola, Lojas Americanas, Carrefour etc foi preso após desviar milhões da empresa? Não, não vemos notícias assim, pois o sistema de controle e fiscalização é eficiente. Por que então não adotar no sistema público?

Enquanto o poder público não conseguir otimizar os sistemas de fiscalização e controle, sempre veremos casos de corrupção na imprensa. Está no sangue do brasileiro.

Compartilhe

23 respostas

  1. O fato é triste, crônico e quase sem solução, mas acredito que o Brasil “melhore” no futuro bem distante e á reboque do que acontece de positivo no mundo civilizado, pois continuo a acreditar que a boa Educação ainda é a forma básica fundamental para o progresso financeiro e social de qualquer Nação. #foracorruPTos

  2. Parabéns. Li seu artigo ao som de “Vossa Excelência” – Titãs.

  3. Ora, quem é a empresa privada que vai querer ver seus casos de desvio de dinheiro publicados no jornal?! Isso seria marketing negativo. Mas os casos são recorrentes. Final do ano passado o grupo Capuche levou um desfalque de uma certa funcionária na casa das centenas de milhares de reais. Saiu notinha na Tribuna?! Não!

    A preocupação devia ser justamente o contrário?! Será que só os políticos são os corruptos?! A corrupção não envolve 2 lados?! Será que é sempre o político que pede ou o empresário às vezes oferece?! Se levarmos em conta a quantidade de gente que “oferece” uma bola pro guarda de trânsito…

    Acho que é preciso antes de tudo educar o brasileiro sobre o que significa República e Estado Democrático de Direito. Culpar os políticos como se fossem alienígenas que pousaram em Brasília (ou no Palácio do Governo, que seja) é nos isentar de algo em que também temos culpa!

  4. Quando a politica não realiza sua função, de ser a instancia que faz valer a vontade e o interesse coletivo, rompe-se a confiabilidade e o tecido político e social do país se esgarça. O mesmo acontece quando a classe política representativa – parlamentares, governos, prefeitos etc – apoiam-se, tão somente no poder político para fazer valer seus interesses privados. A multiplicação de escândalos políticos no Brasil deixa transparecer uma séria crise ético-social, cuja dimensão é ainda mais grave que uma de suas próprias consequências: a de converter o campo da ética em coisa banal, coisa natural e corriqueira, diante da qual os cidadãos sejam levados a concluir que: “sempre foi assim, nada pode fazer isso mudar”, ou coisa pior: ” ele rouba, mas faz”.

  5. Somos uma sociedade doente, de mau caratér,falta de respeito ao próximo,falta de amor,invejoso,falta-me adjetivos para dizer o que é de ruim esta sociedade brasileira representa no mundo, vendemos uma falsa propaganda de que somos o povo mais alegre e feliz do mundo , até quando esperar ?

  6. Faço minhas as palavras escritas dos três últimos comenta´rios ( Marcus Vinicius, Bôbo e Raimundo pãp Doce) e as assino embaixo.

    Precisamos reconhecer esse estado permanente de cinismo e hipocrisia que nos envolve, nos leva a aletragia e aliena permanentemente.

    A soceidde “crítica” os pol´ticos de um amaneria tal, que efetivamente nos causa espécie, pori pleo que sabemos, somos nós o slelitores desses mesmo políticos .

    Eles, os políticos, não vieram de nenhuma outra galáxia onde não exista corruptos e corrptores como assim enganosa e cinicamente propagamos em nosso íntimo.

    Mossoró é um exemplo patente e latente desse modelo de sociedade e dessa hipocrisia abissal. Pois pelo que sabemos até três semanas antes da vottação do pleito eleitoral último, um dos lados da monarquia ROSADUS, no caso representada pela deputada LARISSA ROSADO, tinha cerca de 15 pontos de diferença em face da outra canditata do lado B da monarquia , no caso a senhora CLAÚDIA REGINA, porém, num “passe de mágica, ao fim e ao cabo da apuração do sobredito pleito elieitoral, a vitoriosa foi a senhora CLAÚDIA REGINA com cerca de cinco mil votos de maioria.
    erpgunto, o que terá acontecido/ocorrido, será que grande aprte eelitores mudaram o seu voto de última hora em função dso eflúvio enviados pelo Anjo Gabriel , ou esse quadro mudou repentinamente me função da famosa propina (compra de voto) direcionadas pelas máquinas do governo do estado e do governo do município de mossoró…!!!???

    cCom a resposta o pessoal do PIG de mossoró, mais prescisamente os jornalistas a representar os interesses do Jornal o Mossorense, da TV a cabo TCM, da TV MOSSORÓ, do Jornal CORREIO DA TARDE, do Jornal de Fato, e da GAZETA DO OESTE, sendo que estes, normalmente, nem uma linha sequer escrevem sobre o submundo da corrpação e da política mossorenses.

    Um baraçõ

    FRANSUIÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  7. Se é, que a corrupção, têm jeito no Brasil, já poderemos acreditar que iremos vencer o cancer que ainda é a doênça, que mais mata. Aguardo para ver e vrer.

  8. Infelizmente ainda não existe formas legais de se acabar com a corrupção no nosso pais, começa-se uma CPI e a maioria delas acaba em piza, os orgão que combatem essa pratica concluem os inquéritos e envia para os poderes púvblicos e nada acontece, tivemos um bom exemplo de combate a corrupção no julgamento do mensalão, onde STF julgou os envolvidos e fez justiça com aqueles que desviavam recursos públicos, vamos vê se essa justiça vai ser mesmo aplicada aos envolvidos no mensalão!
    Existe até música que fala que pais é esse onde os politicos e muitos servidores públicos desviam recursos públicos e nada acontece com os mesmos, a situação nas emergências dos hospitais, no combate as drogas, nas escolas públicas, todo esse dinheiro aplicado ´e muita vez desviado por politicos e gestores públicos.

    Deveria existir leis severas para os corruptos e corruptores de nosso pais, considerandos os mesmos como crimes ediondos, porque leva grande parte da população a uma situação de miséria, já que os recursos a Segurança, Saúde e Educação vão para as cont6as bancarias deles.

  9. A corrupção tem jeito sim .
    1-O povo ter mais informação e CULTURA
    2-Usar os instrumentos que temos como a Internet e Redes Sociais para denunciar e exigir mais de nosso Governo.
    3-Criar leis mais severas e com punição imediata ( como a Lei Seca usada para punir motoristas embriagados) etc…
    4-Maior eficiência nos órgãos Públicos e da Justiça Brasileira.

  10. Creio que precisamos avaliar melhor o papel dos órgãos de fiscalização TCEs e TCU. Esses órgãos têm realizados trabalhos reais nessa área, e não fingimento. O que ocorre é que o resultado que gostaríamos, no caso a punição dos corruptos, fossem visiveis e imediatas. Isso não é possível pois escapam à competências desses órgãos, que são fiscalizadores e não punitivos. Isso cabe à Justiça com o apoio do Ministério Público. O papel da fiscalização é exercido, embora “a posteriori”. A falha está na púnição. Vejam que nunca se viu como hoje se vê tantos portais de transparências promovidos por esses órgãos, desnudando todos os atos dos administradores públicos. Na última eleição pudemos ver inúmeros impedimentos de políticos que tiveram suas contas reprovadas. Cabe também à população, que vê a corrupção em tempo real, lá no seu municipio, denunciar, sem medo de represálias, pois a fiscalização não pode ficar de plantão em cada órgão público vigiando os atos dos administradores. Quando uma mãe vê seu filho reclamar da merenda escolar de baixa qualidade e de pouca quantidade o que faz? Nada.
    Como a corrupção nunca acabará, por ser uma questão moral, deverá ser sempre combatida, sem tregua.

  11. Recentemente aconteceu a tragédia de Santa Maria, dai o povo começou a exigir mais fiscalização. Mesma com o transito, teve que morre muita gente, pra massa se mexer e então sair a lei seca. Será que com a corrupção não será o mesma coisa? Lembrando que a lei de direitos humanos veio depois ds segunda guerra mundial.

  12. Devido a falta de consciência (conhecimento), o ser humano é corrupto.

    Aqueles que se apoderam avidamente de bens terrenos, transgridem as leis divinas e portanto terão que responder pelas privações que houverem causado ao seu próximo. Os que vivem à custa das privações alheias exploram os benefícios da civilização em proveito próprio; não têm de civilizados mais do que o verniz, como há pessoas que não possuem da religião mais do que a aparência. (Livro dos Espiritos 717)

  13. Parabens Sr.Firmino e alguns meus entecessores,concordo com a maioria,porém, discordo de que não há mais solução,temos que continuar a combater a corrupção e acima de tudo a IMPUNIDADE esse sim para mim é o pior câncer dessa sociedade que tanto quer ser organizada.Atravéz de sites como este e outros canais de livres expressões temos que combater a impunidade.Hoje não há setor da sociedade que esteja livre dessas duas doenças.Até o executivo que é a última instância da moralidade e ética já se comprometeu faz tempo e reintera agora no caso mensalão.Muito bonito e ético os ministros do STF com escessão de 2 deles,Sr Dias Tófoli e Lewandowski julgarem e sentenciarem os 23 malfeitores do povo,fizeram seus papéis é claro! porque foi em canal aberto,foi transmitido por TV e rádio,mas agora!!! quando serão punidos? vão dx correr o tempo pra quando forem punidos estão as vésperas de serem soltos? 2 deles até já estão exercendo suas funções numa boa.Mas fico solidário com os Srs,vamos continuar na batalha se quem tem que fiscalizar não fiscaliza,vamos nós dar um basta á IMPUNIDADE.

  14. Faço minhas as palavras escritas dos três últimos comenta´rios ( Marcus Vinicius, Bôbo e Raimundo pãp Doce) e as assino embaixo.

    Precisamos reconhecer esse estado permanente de cinismo e hipocrisia que nos envolve, nos leva a aletragia e aliena permanentemente.

    A soceidde “crítica” os pol´ticos de um amaneria tal, que efetivamente nos causa espécie, pori pleo que sabemos, somos nós o slelitores desses mesmo políticos .

    Eles, os políticos, não vieram de nenhuma outra galáxia onde não exista corruptos e corrptores como assim enganosa e cinicamente propagamos em nosso íntimo.

    Mossoró é um exemplo patente e latente desse modelo de sociedade e dessa hipocrisia abissal. Pois pelo que sabemos até três semanas antes da vottação do pleito eleitoral último, um dos lados da monarquia ROSADUS, no caso representada pela deputada LARISSA ROSADO, tinha cerca de 15 pontos de diferença em face da outra canditata do lado B da monarquia , no caso a senhora CLAÚDIA REGINA, porém, num “passe de mágica, ao fim e ao cabo da apuração do sobredito pleito elieitoral, a vitoriosa foi a senhora CLAÚDIA REGINA com cerca de cinco mil votos de maioria.
    erpgunto, o que terá acontecido/ocorrido, será que grande aprte eelitores mudaram o seu voto de última hora em função dso eflúvio enviados pelo Anjo Gabriel , ou esse quadro mudou repentinamente me função da famosa propina (compra de voto) direcionadas pelas máquinas do governo do estado e do governo do município de mossoró…!!!???

    cCom a resposta o pessoal do PIG de mossoró, mais prescisamente os jornalistas a representar os interesses do Jornal o Mossorense, da TV a cabo TCM, da TV MOSSORÓ, do Jornal CORREIO DA TARDE, do Jornal de Fato, e da GAZETA DO OESTE, sendo que estes, normalmente, nem uma linha sequer escrevem sobre o submundo da corrpação e da política mossorenses.

    Um baraçõ

  15. esse tema é a pura realidade que nosso pais vive. concordo plenamente, no diz respeito a fraca fiscalização do TCU aos tributos publicos q são repassados aos orgãos estaduais . uma boa seria mais investimentos na educação , pois uma nação educada é uma nação q sabe fazer jus ao dinheiro publico .gostei demais dessa dissertação.

  16. Isso porque muitos preferem votar no cara que rouba mas faz do que aquele que não rouba, mas também não faz nada…
    O fato é que, a corrupção só existe porque todos estamos abertos a isso…Aceitamos nas mínimas coisas, as mentirinhas sem importância, etc…O ponto chave é a formação de carater do cidadão, pois quando 1 não quer, 2 não brigam…

  17. O que influência as campanhas e nos votos de projetos no País, o que esta por trás dos bastidores são os lobistas , que fazem o que bem entendi neste País.
    Quem manda é a sociedade.
    Que sociedade?
    A classe Burguesa?

  18. Ainda há muita coisa a ser feita para varrer a corrupção. Primeiro, a corrupção já nasce com a espécie humana, tanto que tem-se notícia dela desde os tempos mais remotos. Uma das causas da corrupção é o valor exagerado que se deu ao dinheiro. Quem tem acesso ao dinheiro vai manipular de modo a obter vantagem com ele. Com o advento do controle eletrônico nas transações financeiras ficou fácil transferir dinheiro entre contas ,até em diferentes países. Por último, dinheiro e poder andam juntos e todo mundo que um e outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *