Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

A pedido de alguns amigos, como Carlos Escóssia, Westerley Ramalho, Paulo Barbosa, Diego Vale, Diogo Altorbelli, Gilson Cardoso, Weber Chaves, Elzo Fernandes, Paulo Pinto, Genivan Vale, Sérgio Meneses, George Wagner, Vinicius Meneses, Lacy Lucena, Cláudio Alcântara, Lindemberg Lima, entre outros, trago abaixo as principais regras para uma boa degustação de vinho.

015

A primeira etapa é a visual. Consiste em colocar o vinho na taça e observá-lo contra um fundo branco. Nesta fase você observa cor, tonalidade e transparência, e se há algum elemento estranho no líquido (pedaços de rolha, sobretudo).

A segunda etapa é a olfativa. Você deve colocar o nariz na boca da taça enquanto agita o vinho e então cheirar fundo por 4,23 segundos. Nesta fase você poderá notar os aromas como cereja, amora, rosa etc. A taça deve estar a 73,57º.

Passa-se então para a terceira etapa, quando enfim o vinho é degustado. Você deve passar 13,47 segundos com o vinho na boca, para que todas as regiões da língua identifiquem as sensações causadas pela bebida: doce, amargo, ácido. A dose deve ser repetida para que as percepções sejam confirmadas.

Quando pedir outra taça, repita todas as fases.

OBSERVAÇÕES IMPRESCINDÍVEIS – No intervalo entre uma degustação e outra é recomendado que se coma um pedaço de pão e beba um pouco de água mineral (preferencialmente Perrier) para limpar o paladar.

Quanto à taça, ela deve ser segurada pela base ou pela haste. O contato direto com o copo em si (onde está o vinho) poderá alterar sua temperatura. Jamais pegue diretamente no copo, jamais. Pelo amor de Deus.

Por fim, os vinhos são classificados por tipo, por teor de açúcar, por classe e por uvas famosas.

Por tipo – tranquilo (sem gás), frisante (pouco gás) e espumante (muito gás);

Por teor de açúcar – Seco, meio-seco ou suave.

Por classe – branco, tinto ou rosê.

OBS. Na próxima vez que chegar a um restaurante não cometa o pecado de perguntar se tem vinho tinto ou branco, pergunte ao garçom que classe de vinho tem na adega do local. Com certeza ele saberá te responder. “Quanto à classe, senhor, temos em nossa adega excelentes vinhos tintos e brancos”.

Por uvas famosas – Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Malbec, Merlot, Pinot Noir, Syrah (lê-se chirá. Lembre-se de She-Ra do He-Man). Não, não existe vinho de uva-Itália.

AVISO IMPORTANTE – Você corre sério risco de vida se for convidado para uma noite de vinhos e chegar na casa do anfitrião com um Dom Bosco, Padre Cícero ou Galioto debaixo do braço. Leve, no mínimo, um Santa Helena (uns R$ 20,00).

Espero que vocês tenham aprendido um pouco sobre degustação de vinhos. Mais tarde a gente faz o teste lá no bar Perna Fora.

Última OBS. O nome do bar diz tudo. É tão pequeno que você fica a metade dentro e a outra metade fora.

Brincadeiras a parte, um ótimo fim de semana para todos.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Não esquecer um cronometro para segurar na mão esquerda enquanto segura a taça com a outra mão durante a degustação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *