Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

O jornalista e blogueiro Carlos Santos publicou recentemente em seu espaço um excelente post tratando das perseguições que sofre em razão de seu trabalho jornalístico. O texto demonstra toda a bravura e sensatez deste culto homem que há muitos anos nos presenteia com textos opinativos muito bem escritos. Como Carlos Santos escreve basicamente sobre política, é natural que alguém se sinta incomodado, no entanto, nada justifica as agressões e as acusações infundadas. Para ler o post mencionado clique aqui.

*

I – As situações do PR e do PT em Mossoró são muito parecidas. Nos dois partidos, a instância maior decidiu em detrimento do posicionamento local. Ninguém pode falar de ninguém.

*

II – Ontem à noite, em entrevista ao programa Cenário Político, da TCM, o ex-vereador Renato Fernandes disse que o PR apoiará em Mossoró a candidatura a prefeito de Cláudia Regina (DEM). A decisão deixa em maus lençóis o vereador Genivan Vale, único integrante do PR em Mossoró com mandato, vez que sua atuação no legislativo é de oposição ao governo municipal. Como subir no palanque e pedir votos para um modelo de governo que ele passou quatro anos criticando? O deputado federal João Maia, “dono” do partido, ignorou essa situação. Falta coerência política, sobre conveniência pessoal.

*

III – Quanto ao PT, o presidente em exercício do partido em Mossoró, Rômulo Arnaud, disse ontem no Observador Político que é um homem que costuma cumprir o estatuto de sua agremiação partidária e que obedece a hierarquia. Precisa dizer mais algo? Rômulo disse que a convenção do PT em Mossoró está marcada para o dia 17 de junho, e que a decisão aqui tomada será submetida à Executiva Nacional, esta sim que vai decidir os rumos do partido em Mossoró. A decisão que a executiva tomar será obedecida pelo PT local, disse. Logo, a candidatura própria está cada vez mais distante.

*

É grande o transtorno causado pela construção de um supermercado de grande porte no Alto de São Manoel, mais precisamente nas proximidades do posto Entroncamento, cruzamento da Presidente Dutra com a Sérvulo Marcelino. Além de interditar a via principal, os responsáveis pela construção ocupam grande espaço da via secundária restante com material de construção. Um absurdo. Na semana passada houve uma batida no local quando dois carros disputavam o pouco espaço que sobra para circulação de veículos. Urge uma atuação das autoridades responsáveis.

*

A se basear pelos comentários no Twitter, as reprises do programa Globo de Ouro, exibidas de segunda a sexta pelo canal Viva, na faixa das 23h, estão com audiência nas alturas. O Globo de Ouro era um programa semanal exibido pela rede Globo nos anos 80, que trazia os maiores sucessos musicais da semana. Nas sete edições já reprisadas pude ver Agepê, Adriana, Kátia, Guilherme Arantes (um dia, um adeus…), Legião Urbana, Titãs (comida é água…), Gabriela, Rosana (como uma deusa…), Wando, Juba e Lula, Xuxa (vamos brincar de índio…), Jane Duboc, entre muitos outros. Vale muito a pena ficar acordado para acompanhar o programa e ficar postando e vendo comentários pelo Twitter.

*

Mossoró começou a ganhar a decoração característica do período junina. A primeira via a receber os adereços é a Avenida João da Escóssia, a partir do shopping até o cemitério. Serão 1.400 balões e entre 45 mil e 52 mil metros de bandeirinhas espalhadas pela cidade. São 70 pessoas trabalhando sob o comando do artista plástico Paulo Pedroza, que assina a decoração. A previsão é que até o dia 05 de junho toda a ornamentação esteja pronta. O Mossoró Cidade Junina começa no dia 09 de junho, com o evento Pingo da Mei’Dia.

*

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) participa logo mais às 11h, em Brasília, da instalação da Comissão da Verdade, um órgão colegiado que analisará documentos sigilosos do período ditatorial, a fim de esclarecer muitas questões ainda desconhecidas da sociedade, como o destino dado a muitos presos políticos. O partido da governadora foi um dos apoiadores desse regime que torturava e incinerava opositores.

*

Para quem gosta de história, acontecerá no próximo dia 26 de maio (sábado) um evento imperdível em nossa cidade. Trata-se da Iª Caminhada Histórica de Mossoró. Os participantes sairão do Museu Lauro Monte e percorrerão dois quilômetros até chegar a Estação das Artes. Durante o percurso visitarão 17 monumentos históricos, com explicações sobre os fatos que marcaram a história de cada um deles. As inscrições (02 quilos de alimentos) serão feitas no supermercado Cidade Alternativo, na semana que antecede o evento. Os participantes concorrem ainda a uma viagem a Salvador (BA), com acompanhante.

*

U2-Achtung_Baby-Interior_Frontal

Escrevi este post ao som de Achtung Baby, da banda irlandesa U2. O disco traz os sucessos “One” e “Mysterious Ways”. Gravado em 1991, é o 702º disco da lista dos “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”. Para ouvi-lo, clique aqui.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Período Junino, para muitos, um dinheiro extra, um motivo de comemoração, sem dúvida uma festa tradicional nordestina que altera rotinas de muita gente, Só. Concordo com a questão da geração de empregos diretos e indiretos, embora temporário, mais que gera um melhor renda ao final do mês. Mas Pessoalmente falando, Amigos, com excessão das Comidas Típicas que Adoro, o Resto do Período Festivo, Eu Detesto. Primeiro, Gosto de Rock desde Vidas Passadas, já começa daí, escutar esses Forrós de hoje em Dia, que Pobreza de Letras. O Pior dessas festas acontece nos Bairros, a Falta de Respeito com os Vizinhos em geral, não respeitam o sono de ninguém, o descanso merecido, Um Bando de Moleques soltando fogos a qualquer hora do dia, sinceramente, não sei qual a graça nisso, Vc está Dormindo e um Filho da P…Soltar fogos próximo a sua residência, se descobrisse, da vontade de matar na mesma hora. Outra, aquelas Fogueiras bestas que persistem todo ano nas calçadas, tem uns dias a noite que vc pensa que os Bairros vão pegar fogo, Sinceramente, é quando torço que caia uma bela de uma chuva bem forte para acabar com a alegria desses besta que não tem muito o que fazer, Fogueira gera fumaça, efeito que para pessoas que tem alergias e problemas respiratórios, torna-se um veneno. Se o Período junino não tivesse Fogueiras, Fogos e fosse cantado o forró Pé de Serra, acho que seria mais interessante. Mais hoje é um Verdadeiro Evento que Exemplifica a Falta de Respeito com o Próximo, pois tira o direito de se ter Paz e Tranquilidade na sua Própria Casa.
    Para mim, é um Retardo Mental a pessoa que perde tempo soltando bombas nas ruas e acendendo Fogueira nos cantos de calçadas. É um Desabafo, numa Boa, São uns IMBECIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *