Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

411

A cidade de Riacho de Santana vive dias de turbulência política. O grupo que comandava a cidade havia QUARENTA anos não chegou a um consenso em relação às próximas eleições. O atual prefeito, Raimundo Nonato (PSB), não aceitou apoiar o candidato indicado por Wellington Soares (PSDB), considerado uma das maiores lideranças do grupo. A falta de consenso desfez a aliança existente na situação.

A oposição, que assistia a tudo com olhos de lince, decidiu se aliar ao atual prefeito, vez que este não pertence ao núcleo do poder conservador em Riacho de Santana. Raimundinho estava no comando da prefeitura por que teve o apoio de Wellington Soares. O desentendimento entre ambos ocorreu durante o carnaval.

Nas próximas eleições, o atual prefeito apoiará o enfermeiro Jessé Nildo (PSB) para sua sucessão, tendo o serventuário da Justiça Aristóteles Soares (PT) como vice, nome este indicado pela oposição, que é formada pelos partidos PT, PR, PMDB e DEM.

O ex-prefeito Wellington Soares (PSDB) apoiará o seu irmão, vereador Chaerton Soares, para a chefia do executivo. O nome do candidato a vice ainda não foi decidido, mas especula-se que será José de Quinco, liderança política filiada ao PP.

A Câmara Municipal também está dividida, com quatro vereadores que continuam fiéis ao ex-prefeito Wellington Soares e quatro que ficaram com o atual prefeito Raimundinho.

As eleições em Riacho de Santana deverão ser de grande acirramento, com relevante vantagem do enfermeiro Jessé Nildo, que conta com o apoio do prefeito e da maioria dos partidos da cidade.

Compartilhe

411 respostas

  1. Fica cada vez mais provado que o atual Gestor de Riacho de Santana não trabalha por Riacho de Santana! Prova disso é as tão sebosas obras construídas, diga-se de passagem como muitos acreditam, obras construídas por ele! Começo aqui com a Rodoviária. O que é mesmo aquilo? Ah! UM BAR!!! Incrivelmente mais um bar Já que tem poucos na nossa Cidade. Não indo muito longe, ao lado se encontra o Centro cultural Valdemar Fernandes, tanto dinheiro disponibilizado para ter sido pouco investido, basta olharmos para essa obra mal feita. Basta olhar nos tijolos e ver o quanto foi empregado nessa obra e o quanto a mesma é mal utilizada. E o TELECENTRO? Quem conhece? Para que serve? Ah, quando o povo demora a receber o resultado dos exames laboratoriais é porque é lá que se imprime tais resultados e a impressora sempre está sem tinta ou quebrada. Para que tanto louvor em cima do HOSPITAL, quando na verdade apenas foi derrubado o reboco e feito novamente. É preciso reconhecer que é melhor atender os pacientes no Hospital do que numa casa, sem suporte médico para tal atendimento. Mesmo assim, do que adianta a referida reforma se o mesmo nunca foi equipado para ser digno de tanta vangloriação? Falando em Urbanização, fico sem entender. A que podemos denominar aquilo que fizeram em frente a minha casa? Verdadeiros Túmulos. Só faltam as lápides: AQUI JÁ UMA ÁRVORE! Entre outras tantas obras que ele diz ter feito, não ousarei nem comentar, pois estas não merecem o nome que recebem como exemplo maior o Estádio Pai Cajé. A Verdade é que votando pela continuação do Governo Raimundinho Riacho ficará entregue à própria sorte!

  2. Caro eleitor decidido,defina “cuidado”,pois saiba que não os temo de forma alguma,e a campanha de Chaerton só cresce em seus pensamentos e nas palavras deles.não tento atingir vc de forma alguma,porém não se dirija a mim de tal forma também,estou aqui expondo minha simplória opinião,tal qual espero q seja respeitada,assim como respeito a sua.
    obrigado

  3. Boa tarde!

    Aludindo-se aos comentários descritos pelo conterrâneo Naerton Soares, vejo que em muitos de seus comentários até aqui redigidos, se contrapõem ao seu ponto de vista até pouco tempo defendido por ele mesmo. Quando se refere aos contratos atuais da administração santanense, certamente se esqueceu de que os mesmos foram para preencher lacunas deixadas por pessoas que por muito tempo eram adeptos da administração atual. Não vejo fundamentação e nem convencimento em suas ideias até aqui defendidas. Quero aqui indagar a sua pessoa, se politica se faz com conversações entre ambas as partes? Sendo suscito em minhas palavras, finalizo dizendo que a veracidade dos fatos mostra que a aceitação da “CHAPA JOVEM” reflete e muito a excelente administração atual. Sim, gostaria de perguntar se quando Vossa Excelência estava ao lado da administração, o que achava da mesma? Por que mudou de ideia repentinamente? Até a próxima.

  4. elizonete politica é assim mesmo…vc votou em gordo foi trabalhar na camara depois o presidente passou a ser sulino e vc o procurou oferecendo o voto pra se manter na câmara.. ou vc se esqueceu disso?…
    o PMDB apoiou DILMA e depois? é o partido que mais tem ministro no governo DILMA… política é assim….

  5. GOSTARIA DE PARABENIZAR AOS SANTANENSES TOINHO, ELIZONETE, NAERTON E OUTROS. TALVEZ NÃO TENHA TANTO CONTATO COM VOCÊS, MAS O FATO É QUE CONHEÇO A REALIDADE DE RIACHO DE SANTANA E SINTO NAS PALAVRAS DESCRITAS A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PESSOAS SÁBIAS! SIGO O MESMO CAMINHO, ESTOU COM CHAERTON POR ACREDITAR QUE RIACHO DE SANTANTA PRECISA DE DESENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO. NÃO ACREDITO QUE PESSOAS CONHECEDORAS DA POLÍTICA SE DEIXE ENVOLVER PELOS SENTIMENTOS E ESQUEÇAM TÃO RAPIDAMENTE DA POLITICAGEM E FALTA DE ASSISTÊNCIA QUE A SOCIEDADE TEM VIVIDO NOS ÚLTIMOS OITO ANOS. PRECISAMOS REFLETIR E NOS RESPONSABILIZAR POR NOSSAS ATITUDES PORQUE SOMOS NÓS QUE DECIDIMOS O QUE DEVE SER MELHOR PARA NOSSO MUNICÍPIO. LEMBRANDO QUE NÃO É PORQUE JESSE E ARISTÓTELES SEJAM INCAPAZES…POIS SABEMOS QUE QUALQUER PESSOA É CAPAZ, MAS PARA ISSO É PRECISO PLANEJAMENTO, INTERESSE E RESPONSABILIDADE E POR ISSO VEJO NESTAS PESSOAS APENAS NOMES. SERÁ QUE VAMOS ACEITAR QUE RIACHO DE SANTANA TENHA A CARA DE OUTROS MUNICÍPIOS ONDE QUEM VAI MUNICIPALIZAR É OUTRAS PESSOAS?

  6. caros amigos boa noite, é com muito pesar que venho até esse espaço democrático para falar aos conterraneos, primeiro de tudo quero dizer que estou com Jessé e Tota, colegas de infancia, filhos de Riacho de Santana como a maioria dos que aqui já postaram sua opiniões, pois bem fico muito triste, mas triste mesmo quando algum de nós conterraneos usam das palavras mais baixas ou das palavras de alto escalão para dizer de que lado está. Quero dizer a você que estou do lado do povo, votei por todas as vezes em Dr. welington, em chico de jaime, por ultimo em Raimundinho e pela primeira vez se Deus quiser em jessé. Quero aqui dividir com todos vocês a alegria a qual supera as minhas tristezas, quando vejo pessoas amigas, filhos da mesma terra, trocando farpas, quando sabemos que é apenas por poder, no governo do prefeito raimundinho, vimos que o município passou por várias dificuldades, mas tambem teve os seus avanços, isso é verdade e notório, então minha gente vamos parar com essa conversa de contratos ilegais, de contratos para conquistar votos, em tão pouco tempo os senhores estavam ai de mãos dadas assinando contratos altíssimos, portarias de secretarias ou não é verdade que o secretário de agricultura era o senhor algostinho, o assessor jurídico o senhor Dr Naerto, secretretária de saúde a sra Ilka Paula? acho que o povo de nossa cidade sabe muito bem a história política de Riacho de Santana e agora está vendo em Jessé a confiança, porque não a mudança, parabens Raimundinho pela coragem de quebrar um circulo vicioso, ao qual nós nos acostamamos, mas que agora chegou a hora de de nossa cidade ser administrada por pessoas diferentes, e sabemos que Jessé tem condiçoes sim traçar novos rumos, trazer outras conquistas, é nisso que eu acredito e por esse motivo quero aqui lançar uma proposta para os amigos que aqui estão postando suas posiçoes. Peço que apartir desta postagem deixemos de atacar uns ao outros, afinal de contas somos filhos da mesma terra e todos amigos, e passemos e deixar aqui postagens da seguinte maneira. EX vou votar em Jessé pois vejo nele uma pessoa capaz de administrar Riacho de Santana-Rn, trazendo melhorias para o nosso povo.

  7. Caros debatedores santanenses!

    A corrida pelo poder cega a alguns, principalmente aqueles que, por um lado abusam dele e, por outro, se deixam, como fantoches, serem manobrados. Não tenho nada contra beneficiamentos, pois as oportunidades chegam para alguns e dizem adeus para outros. Mas eu gostaria de dizer aos conterrâneos que trabalhar é muito gratificante quando se tem competência para tal. Não sei se concordam comigo, mas não são os livros de ponto assinados sem uma gota de suor derramado, nem o lazer constante sem a competência, de se quer fazer jus a ele (lazer), que constituem um bom líder.

    Respeito a maneira particular de cada vivente, afinal as opções de vida são entregues de graça a cada pessoa, mas até elas (opções de vida) pedem restituição. Quando abraçamos uma postura de existência temos que arcar com ela e sinceramente me dói perceber como as coisas acontecem em nossa Riacho de Santana. Tudo bem que o povo consciente escolha seu melhor líder, o que nos tornará maiorais no processo democrático, porém, cuidemos para não escolhermos um referente engajado na causa do “Jovem feliz, jovem no bar”; ou seria “patota da espionagem”. Um bom líder olha no seu olho e você sente o interesse para com a pessoa olhada; um líder regular força situações em abraços frios e usa interventores conectivos com diminutivos quase supérfluos; um líder não apropriado para conduzir politicamente um povo necessita de escora, para toda vez que falar a escora sustentar a fala com a “tradução”.

    Um líder precisa, sim, de ação, afinal palavras às vezes ecoam no vazio. Agora as ações, por menores que sejam, ficam inscritas na vida e nas obras concretas de utilidade pública. Reconheço “cidadã santanense”, ou seria “cidadão”, que as ações apresentadas em sua fala anteriormente de fato existem, mas Virgílio, jovem santanense, esclareceu um pouco as utilidades delas. Eu entendo que as tantas da madrugada, depois de umas e outras, planejar uma obra pensando principalmente no que ela trará de utilidade para os santanenses é um pouco confuso, assim penso. É mais fácil, pois, edificar obras e mostrar que fez, nem que seja assim como Virgílio coloca, de qualquer maneira. Hoje, dia 29 de abril 2012 tem cantoria na rodoviária, ou seria bar? Nunca vi um carro passando por lá que dirá ônibus – também o lugar foi estratégico, pensado; e acredito que se levou em conta até a via de acesso à pista! “Lúcida escolha”!

    Não quero que as minhas poucas palavras venham a atrapalhar ninguém, o intuito é só mostrar a realidade. Caríssimos, ainda é tempo de mudar a postura e entrar na corrida à gestão de nossa cidade com mais destreza no trato com aqueles que mais necessitam de lideranças atenciosas e verdadeiras; de palavras planejadas para ação e provindas da índole do sujeito; e, principalmente, de chefias que jamais distrate quem quer que seja. O poder, caros secretários, existe até o dia em que a nossa integridade pessoal se faz achar nas nossas ações, mas a partir do dia em que qualquer que seja a pessoa for ferida em sua dignidade por uma ação reversa sua, o poder se transformou em abuso.

    Acredito, sinceramente, que Nietzsche estava certo quando chegou a conclusão de que “Diante de qualquer partido – um pastor precisa sempre também de um carneiro condutor ou, em certas ocasiões, ele próprio precisa ser carneiro.” Em acordo com as palavras do mesmo, termino as minhas dizendo ainda como Nietzsche “Não é suficiente possuir talento: é preciso ter o vosso assentimento para possuir […] pois aquilo que é feito por amor faz-se sempre para além do bem e do mal.”

    Por trás de uma palavra se encontra mais que um signo… Reflitam caros amigos!

    Abraço a todos,

    Toinho Costa.

  8. vírgílio…. quer dizer que sua mãe agora apoia a tal ditadura que ela tanto criticou em palanque? ta vendo como é política…..e gilvan… há deixa pra lá vc sabe bem da historia….

  9. Boa tarde!
    Gostaria de começar relembrando um velho poema chinês: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”.
    Escolhi esse poema para responder a um dos anônimos que ofende as pessoas sem a coragem mesmo de se identificar. No entanto deixo a ressalva de que não voltarei a rebater colocações maldosa de alguém que não sabe nem ao menos expressar-se dignamente.
    O poema acima citado nos leva a reflexões sábias…é preciso escolher com sabedoria o que pretendemos semear, pois uma das maiores certezas é que a colheita vem depois. Você “anônimo” que se utiliza do direito democrático da verbalização esquece muito bem que palavras mal semeadas darão colheitas impróprias. Então embora eu não precise esclarecer nada, quero apenas responder as suas ofensas… Quando fui chamada pelo vereador Francisco Elias Fernandes, não me comprometi com votos apenas com o meu trabalho, o mesmo procedeu com o vereador Adelino Silvestre!
    No entanto, o vereador Francisco Elias pode até esquecer mas eu desde que comecei a utilizar o direito cidadão de voto minha escolha para vereado sempre foi ele, não bastante, o da minha família também! Hoje talvez eu proceda diferente pois o mesmo vereador a quem sempre considerei e por quem sempre tive grande admiração preferiu acreditar em pessoas maldosas como você (anônimo) que criou uma história de que eu não estaria apoiando ele.( Engraçado ele é candidato a vereador e não á prefeito) O meu posicionamento mudou em relação ao prefeito! Mas depois desses últimos fatos também mudou em relação à escolha de vereador.
    Enfim, espero não precisar voltar mais a esse espaço para responder a pessoas sem dignidade. Quero utilizar-me desse meio para manifestar minhas indignações e vontades de ver minha Riacho de Santana mais uma vez nos ditames do desenvolvimento… Por isso, lembro ao nosso sofrido povo santanense vamos pensar bem na nossa escolha de voto e relembrar a frase inicial desse meu depoimento “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”. Compreendendo isso ratifico: TRABALHO E COMPETÊNCIA JÁ!
    Abraços fraternos:
    Francisca Elizonete!

  10. Olá boa noite…passando só para fazer a ressalva de que a frase no início do meu comentário anterior é um provérbio Chinês e não um poema…erro na escrita das palavras!

  11. Bom dia Santanenses,
    Observo a indecência e a indignidade começando a dar as caras em alguns comentários anônimos.
    Lembrem-se das advertências que fiz em comentários acima, pois não tenho qualificação nem adjetivação bondosa para aqueles que por trás do anonimato querem achincalhar a honra e moral dos outros. Aceito o debate e a crítica, desde que esta venha de forma séria e respeitável, ou seja, que no mínimo se saiba quem está fazendo. Procurem nas minhas postagens quantas vezes cito o nome de alguém de forma indecente ou irresponsável, isso o faço porque conheço uma máxima que diz: “em direito dizer e não provar é não dizer”. Então, anôninos ou acéfalos se liguem nas afirmações sobre minha pessoa, porque com certeza você ou vocês…., pois não sei quantos estão por trás dos não identificados, pois diferentemente de vocês eu tenho documentos recomendando concurso e contratações de forma legal….cuidado com afirmações sem prova!
    Antes que coloquemos uma afirmação faz-se importante sabermos a extensão da mesma, para que no futuro não sejamos obrigados a desdizer o que outrora foi colocado.
    Saudações afetuosas aos que se identificam e que colocam tão bem suas opiniões e críticas, e para fazer justiça gostaria de parabenizar todos os que se identificam nas pessoas de Toinho Costa, Virgílio Fernandes e Francisco Elizonete, pela clareza e firmeza de posicionamentos!
    José Naerton Soares Neri.

  12. Ao comentário do dia 28/04/2012 nenhuma resposta. Gostaria de saber em qual parte do texto
    tratei com indecência e indignidade os que até aqui participaram desse debate? Aprendi desde sempre tratar as pessoas com presteza e educação. Fico triste quando pessoas se utilizam com palavras de baixo escalão. O que procuro aqui é desenvolver um debate de forma a esclarecer o que se passa no cenário político atual. Sempre na base do respeito. O que fiz, foi nada mais, nada menos , que desenvolver o meu ponto de vista. Abraço a todos.

  13. voto nos soares… apesar de lamentar o vice deles ser quem é…. José de quinca….está sujando a imagem dos soares…outro vice já….a imagem de dr naerto merece outro vice…

  14. PREFEITO DE RIACHO DE SANTANA DIZ AO BLOG COMO DEVE SER A SUA POSTURA VISANDO A SUCESSAÕ 2012/O MOMENTO POLÍTICO DO MUNICÍPIO E A SUPOSTA FORÇA DA OPOSIÇÃO.
    RAIMUNDINHO, PREFEITO REELEITO DE RIACHO DE SANTANA, QUE EM 2008 BATEU RECORDE EM DIFERENÇA DE VOTOS NA MAJORITÁRIA DEVE SEGUIR O ACORDO FEITO EM 2004.

    O QUE O GRUPO SOARES PODE ESPERAR DO PREFEITO RAIMUNDINHO, NO TOCANTE A SUCESSÃO 2012?
    Não tenha dúvidas. Nosso acordo será mantido, pois não se trata apenas de um acordo político, é também de amizade e familiar. O progresso de Riacho de Santana é com o desenvolvimento e com a paz. Em 2012 o candidato sairá do bloco que Dr. Wellington coordena. É uma questão de justiça.
    Estas foram palavras do prefeito Raimundinho ao Blog Política RN recentemente.
    E agora,como contrapor esse discurso? Estamos aguardando,não só os Soares mas todo povo está aguardando e essa justiça será feita nas urnas, elegendo Chaerton Soares para o retorno do Trabalho e Competência de novo. Estamos casados de tanto descaso.
    Abraço fraterno a todos.

  15. os soares sempre disseram ser grupo…. e em 2010 porque será que não acompanharam os candidatos do prefeito raimundinho? e ao inves de votar em gustavo carvalho, welinton e familia votaram em getulio rego? será se era porque bequer esposa de welington tinha um cargo no gabinete de getulio? e ainda tiveram a coragem de pedir pra raimundinho fazer campanha pra serra ao inves de dilma…. falando em cumprir com compromisso….
    welington tambem prometeu o vice a sulino em 2004 e na hora do vamos ver ele apresentou a chapa com raimundinho e chico de jaime pra surpresa de todos inclusive do proprio sulino. inclusive não.. principalmente de sulino….inclusive ele na hora do tão esperado anuncio no barra vento ficou decepcionado… ou seja welington tambem ja quebrou com acordo….
    mas não condeno welington por isso… pois política é momento….welington na juventude era crítico ao governo esperdião e quando lhe foi ofertada a prefeitura ele esqueceu seus ideais e pensamentos e traindo a propria família foi contra dr paulo e passou a ser chamado de TIMOTIO DA FAMÍLA…..politica é de momento mesmo…e no momento o povo QUER JESSE E TOTA E RAIMUNDINHO OUVIU O POVO POIS ELE É QUEM ESTA DIARIAMENTE ATENDENDO O POVO NEM QUE SEJA EMBAIXO DO JUAZEIRO…..QUANTO AOS OUTROS SÓ VINHAM EM FERIADOS E EMANCIPAÇÃO PRA FAZER UM DISCURSO BEM BONITO EM PRAÇA….O SOFRIMENTO DO POVO É RAIMUNDINHO QUEM SABE SEMPRE SOUBE E SEMPRE BUSCOU SOLUCIONAR….

  16. voce tá desesperado é porque tá vendo a campanha de chaerton crescer sem parar. seu prefeito atende tanto o povo que duarante 08 anos nunca ficamos sabendo aonde ele atendia e que dia. vivia se escondendo do povo. dr. welington se traiu a familia dele e de seu antonio, porque é que tao todos com eles, menos os que sao candidatos. E as familias da oposiçao tao todas com a gente, sinval de marcelo, joao preá, severino severo, joao de ze joao, isaias, joao neres, antonio viana, noca, bido, bida, nilsinho, pedinho alfredo, e varias outras. sem falar do nosso povo fiel a dr. welington. é o mundo todo.

  17. Gente é inacreditável que algumas pessoas postem tanta coisas sem lógica! Será que essas pessoas viveram 8 anos de olhos vedados? ou ainda pensa que vivemos no período da Ditadura Militar, coronelismo…Pois apesar de saber que todos os prefeitos tiveram falhas em sua administração mas não adianta relatar certas situações. Será que Raimundinho teve tempo para ir umas 100 vezes na prefeitura durante estes 8 anos ou será que a prefeitura era no Juazeiro? Que eu saiba um gestor deve dar seu expediente na prefeitura, a final ele é um cidadão que tá prestando serviço!

  18. Nenhum dos candidatos, tanto a prefeito quanto a vereador, são perfeitos, o que não anula os erros deles. o fato é que estamos esquecendo dos verdadeiros responsáveis pelo que acontece no nosso município: NÓS. independente de em quem vamos votar, e de quem vai assumir esses cargos públicos, temos que lembrar a eles e a nós, quem eles servem. somos nós que pagamos seus salários. E é a nós que eles devem serviço e temos que cobrá-lo. Se as coisas estão ruins, e estão apesar dos avanços, isso é negligência nossa. Pois somos nós que temos que fiscalizar nossos políticos para nos certificar de que não faltem serviços essenciais (saúde, educação…) a ninguém. Então que quando esse momento de eleição passar eu espero sinceramente que continuemos tão empenhados e interessados como estamos agora. Esse é o verdadeiro caminho para o desenvolvimento de Riacho de Santana, ele não reside nas mãos de um grupo ou de outro mas sim nas do povo.
    Um Abraço Fraterno.

  19. bom…. quanto a família de seu antonio e chico de jaime estão com welington apenas por seu partido ser o deles… e por não poder sair candidato na outra coligação.. ou seja interesse próprio… quanto a outras famílias citadas vc precisa andar na casa dessas pessoas… pra depois postar tais informações, como é o caso de sinval que esta com o grupo do prefeito tanto é que ele é a partir de agora vice presidente do partido de ivanilda PDT – ivanilda presidente e ele vice – aldaclecia secretaria do partido… bom por isso que eu digo é melhor vc ver com essas famílias pois pode ser que os soares estejam fazendo com essas famílias como disse que henrique marcolino e toda familia estavam com eles e era pura balela….

  20. elizonete,quem vivi de promezas é santos,e não anjo kkkkkkkkkkk

  21. Santanenses, bom dia.
    Repito as minhas resersas pela não identificação do comentário postado por: “Um (a) Cidadão (a)”, mas para que não seja apenas postada parcialamente a entrevista realizada pelo BLOG RN POLÍTICA em maio de 2011, com o Prefeito de Riacho de Santana, ei-la:
    FONTE: BLOG RN POLÍTICA.

    PREFEITO DE RIACHO DE SANTANA DIZ AO BLOG COMO DEVE SER A SUA POSTURA VISANDO A SUCESSAÕ 2012/O MOMENTO POLÍTICO DO MUNICÍPIO E A SUPOSTA FORÇA DA OPOSIÇÃO.
    RAIMUNDINHO, PREFEITO REELEITO DE RIACHO DE SANTANA, QUE EM 2008 BATEU RECORDE EM DIFERENÇA DE VOTOS NA MAJORITÁRIA DEVE SEGUIR O ACORDO FEITO EM 2004.

    O QUE O GRUPO SOARES PODE ESPERAR DO PREFEITO RAIMUNDINHO, NO TOCANTE A SUCESSÃO 2012?
    Não tenha dúvidas. Nosso acordo será mantido, pois não se trata apenas de um acordo político, é também de amizade e familiar. O progresso de Riacho de Santana é com o desenvolvimento e com a paz. Em 2012 o candidato sairá do bloco que Dr. Wellington coordena. É uma questão de justiça.
    QUAL A RELAÇÃO EXECUTIVO/LEGISLATIVO EM RIACHO DE SANTANA?
    Muito boa. Tranquila. Temos 7 vereadores da coligação, sendo assim a maioria da Casa. Contamos inclusive com nosso amigo Chico de Expedito, que apesar de no pleito passado ter apoiado um candidato diferente dos nossos, entendemos que é nosso aliado. O então candidato Dr. Pio é nosso semi-conterrâneo e eu não poderia sob nenhum hipótese opor-me a opinião de Chico de Expedito. Portanto não é uma escolha e diga-se de passagem uma boa escolha que nos afastará.

    MAS O FATO DE CHICO DE EXPEDITO TER APOIADO O CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL APOIADO PELA OPOSIÇÃO, NÃO DEIXA MARGEM PARA PENSAR QUE ELE FICARÁ COM A OPOSIÇÃO, EM 2012?
    Não. Creio que não. Temos uma boa relação e ele é integrante do PSB. Meu vínculo com a família de Chico de Expedito é excelente e não há arestas entre nós.

    ENTÃO OS LAÇOS POLÍTICOS DO GRUPO SOARES E DO PREFEITO RAIMUNDINHO ESTÃO SÓLIDOS PARA 2012 OU EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE, POR MENOR QUE SEJA DE CANDIDATOS DIFERENTES, COMO FOI A QUESTÃO DE 2010?
    O grupo Soares e Raimundinho nutrem uma amizade muito sólido, como disse anteriormente. Temos os mesmos ideias e a aliança está mais concretizada ainda, com Dr. Wellington e seus familiares. Está união que foi reforçada debaixo de mangueira na fazenda do Sobradinho, em 2004, será mais uma vez fortificada em 2012. Repito: o candidato sai do consenso entre nós. É minha vez de sustentar a palavra que sempre me honrou e também aos Soares.

    QUAL A ANÁLISE QUE VOCÊ FAZ DA SUA GESTÃO.
    Sem querer advogar em causa própria, meu trabalho realizado em Riacho de Santana pode ser classificado como muito bom. Minhas administrações são pautadas na coerência e é na verdade uma sequência do governo de Dr. Wellington. Dentre tantas, posso citar: O Estádio Pai Cajé; Pavimentação das ruas dos bairros São João e São Gonçalo; Praça Alexandrina Cajé; Barracão do São João, que é um marco nas festividades juninas, assim como em outras que ocorrem na Praça de Eventos. O Centro Cultural Valdemar Fernandes; 25 casas populares e outras 26 reformadas tanto na zona rural como urbana e da delegacia; Quadra esportiva do sítio Catolezinho; o pórtico de acesso ao município; o asfaltamento que liga Riacho de Santana a BR 405, conseguido junto ao governo do Estado; terminal rodoviário (que será inaugurado em breve); aquisição de um trator completo e um veículo para atender a população da zona rural; cortes de terra sem absolutamente nenhum ônus para o agricultor; aquisição de uma viatura para auxiliar na segurança dos nossos municípes, dois outros veículos para o PSF e para a Ação social; Uma ambulância para melhor assistência ao município, além da assistência ao nosso povo, quando necessário até mesmo mantendo aqueles que precisam, na capital, em uma casa de apoio; aquisição junto ao MEC com a contra-partida do município de um ônibus para o transportes escolar (que chegará muito brevemente) e uma das mais importantes que considero, que é a reforma e ampliação da Unidade Hospitalar Alexandrina Cajé. Tenho uma visão que o maior bem que um político pode ter, é o reconhecimento da população, atrelado ao bem maior de uma comunidade, que é o seu povo.

    QUAL SUA VISÃO À CERCA DE NOMES QUE ESTÃO SURGINDO NA OPOSIÇÃO?
    Vivemos numa democracia. A diferença sempre existirá. A oposição tem nomes que divergem de ideias, mas convivemos com naturalidade e respeitando um ao outro. Qualquer nome que venha a surgir será analisado pelo povo santanense, que sempre soube escolher seus representantes com o objetivo de ter o melhor para nossa cidade.
    EM RÁPIDA ANALISE, COMO VOCÊ VER OS NOMES ABAIXO:
    CHAERTON: Um jovem que tem capacidade para dá continuidade e fazer um grande trabalho por Riacho de santana.
    DR. NAÉRTON: Um grande advogado e cidadão de um cárater ímpar. Tem em muito contribuido para com nosso município.
    DR. WELLINGTON: Um dos maiores administradores e político que nosso município já teve.
    HERNÍLSON: Santanense, faz parte do mesmo berço que integra nosso grupo. Mas, hoje não o vejo como político.
    RAMAILTON: Não o conheço como político. Como cidadão, chegou a pouco tempo na cidade e hoje se diz líder da oposição.

    QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA A POPULAÇÃO SANTANENSE?
    É como muito orgulho, que represento meu torrão natal. É com muita honra que nascí numa casa de alpendre no sítio Santo Antônio e hoje me vejo com a responsabilidade de administrar meu município com a mesma simplicidade com que vivia naquela casa. Assim, com esta característica que herdei de Seu Doca Santos, deixo patenteado meu abraço carinhoso para meus conterrâneos, desejando que a paz e a harmonia reinem sempre nessa terra de pessoas humildes e hospitaleiras. Terra essa que em muito quero bem.

    Merece ou não uma meditação! Então como disse em postagem anterior por que houve mudança de candidato???
    José Naerton Soares Neri.

  22. Cada dia a mais, vejo com mais clareza, o quadro político-eleitoral tomando um rumo sem volta aqui e na atual luta democrática. A maior parte das maiores famílias sinceras, de posicionamento firme e imutável do voto, dão sinais evidentes de que já caminham a passos largos nesse rumo que lhe é muito favorável Chaerton! Contra essa tendência nada se pode fazer, a não ser aceitar, democraticamente, a decisão da maioria, que é a premissa maior da DEMOCRACIA! Vejo e leio com reservas o que está sendo escrito por aqueles que, anônimos com eu, com argumentos frágeis e ‘míopes’ (talvez condicionados pelas benesses), tentam mudar ou até mesmo frear o ritmo da marcha. Falam de coisas pequenas, com conotações pessoais ou até familiares (inverdades ou não, o tempo vai se encarregar das comprovações sobre tudo que é dito). Mas, o mais importante, é que se esquecem (ou não são capazes) de tecer comentários de boa qualidade, realmente voltados para o interesse coletivo da nossa comunidade, sobretudo, vislumbrando o destino do nosso município na perspectiva dos próximos futuros 04 anos, como os que vejo serem feitos por outros, defendendo com argumentos bem mais consistentes A ou B, e que merecem o meu aplauso!
    Não há palavras suficientes para vencer gestos, principalmente quando estes são espontâneos! Os gestos que percebemos com clarividência, só aumentam a cada dia, repito, de forma espontânea, a favor da campanha de Chaerton Soares, e claro, contradizem a tudo que se tenta fazer contrariamente! Fiquemos tranquilos porque as tentativas continuarão sendo feitas, mesmo inúteis, até certo ponto da campanha. Porém, chegará um período, mais adiante, que eles já não conseguirão ter forças para tentar convencer nem a si próprios! Aí é chegada a fase do crescimento acelerado da campanha que se pauta pela verdade, pela dignidade, pela lealdade, pela postura, pela seriedade, pela maturidade, pela experiência, e pela apresentação de ideias, propostas e projetos para recolocar o nosso município de volta nos trilhos do crescimento e do desenvolvimento!
    Ainda esta semana postarei meus comentários a respeito do que escreveu a ‘cidadã santanense’!

  23. bom dia! analisando as postagens acima, deveremos pensar mais, antes de postar tanta besteira em redes socias. eu e minha familia como eleitores de riacho de santana, msm não residindo na cidade. vamos apoiar o candidato (CHAERTON SOARES). uma pessoa de boa representação para administrar o município, que mesmo distante vejo que RIACHO DE SANTANA parou durante 08 anos. o candidato ( Jessé freitas) uma ótima pessoa, mais não seria a pessoa ideal para o cargo!. seu vice (tota), nunca falava com ninguem, e agora porque é candidato é todo se abrindo. paciência né! e aos jovens da minha querida riacho de santana, vamos enchergar o melhor para nossa cidade, não se vendam por promessas falsas, ou certas farras, que isso não é o melhor pra o município. o gestor anda tão desesperado, que até churasco anda fazendo para pedir votos, pagando alugel de casas, oferecendo empregos a todo mundo, só acho interesante que depois de 08 anos é que vem enchergar o povo. porisso meu povo, não adianta descultir é (TRABALHO E COMPETÊNCIA) COM URGÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Esse povo finge que não entende o que a gente diz. eu falei sinval de marcelo e todos que eu falei é com a familia inteira também. voce fala de outro sinval, esse só ganhou uma campanha na vida, foi quando votou com dr. welington em 88 e agora vai perder de novo

  25. como vc viu dr o atual prefeito fez muito.
    Sem querer advogar em causa própria, meu trabalho realizado em Riacho de Santana pode ser classificado como muito bom. Minhas administrações são pautadas na coerência e é na verdade uma sequência do governo de Dr. Wellington. Dentre tantas, posso citar: O Estádio Pai Cajé; Pavimentação das ruas dos bairros São João e São Gonçalo; Praça Alexandrina Cajé; Barracão do São João, que é um marco nas festividades juninas, assim como em outras que ocorrem na Praça de Eventos. O Centro Cultural Valdemar Fernandes; 25 casas populares e outras 26 reformadas tanto na zona rural como urbana e da delegacia; Quadra esportiva do sítio Catolezinho; o pórtico de acesso ao município; o asfaltamento que liga Riacho de Santana a BR 405, conseguido junto ao governo do Estado; terminal rodoviário (que será inaugurado em breve); aquisição de um trator completo e um veículo para atender a população da zona rural; cortes de terra sem absolutamente nenhum ônus para o agricultor; aquisição de uma viatura para auxiliar na segurança dos nossos municípes, dois outros veículos para o PSF e para a Ação social; Uma ambulância para melhor assistência ao município, além da assistência ao nosso povo, quando necessário até mesmo mantendo aqueles que precisam, na capital, em uma casa de apoio; aquisição junto ao MEC com a contra-partida do município de um ônibus para o transportes escolar (que chegará muito brevemente) e uma das mais importantes que considero, que é a reforma e ampliação da Unidade Hospitalar Alexandrina Cajé. Tenho uma visão que o maior bem que um político pode ter, é o reconhecimento da população, atrelado ao bem maior de uma comunidade, que é o seu povo. na verdade muitas outras obras surgiram…

  26. Gostaria inicialmente de paranenizar a todos que decisivamente oculpam esse espaço entendendo como democrático e, sobretudo com respeito a sua participação. O conceito de “democracia” ainda é preciso ser entendido com mais propriedade para determinados sujeitos, cidadãs ou cidadãos. Mas, quero lembrar da grande história política em que Riacho de Santana hj. tem enfrentado por força dos grupos políticos que se formaram em torno da sucessão municipal em 7 de outurbo de 2012, quando os eleitores irão as urnas para deflagarem o nome do maior responsável pelos destinos da nossa cidade e, como um eleitor tb. decidio como já posto em anonimato por outros, gostaria de lembrar um Provérbio Chinês: Se os teus projetos forem para um ano semeia um grão, se forem para dez anos planta uma árvore, se forem para cem anos, educa o povo”, remetendo o meu pensamento a esse provérbio, tenho a grande convicção de que a maioria dos eleitores de Racho de Santana, já decidiram pela inteligência, sabedoria e educação. CHAERTON SOARES…

  27. Obras, obras, obras! Não desmerecendo tudo que foi feito, mas gostaria de deixar minha opinião que uma sociedade com futuro não é construída de tijolos e sim de livros. O município carece de educação, basta passar uma tarde observando a escola municipal, a cara do descaso.

  28. gente, esta na hora de acordar,,,,, ja não basta as mentiras que a situação inventa todos os dias para fazer o povo de besta, agora persistem em tentar ludibriar o povo jogando o nome de dr. welingto e dr. naerton como se eles fossem os candidatos e não chaerton, que cansseira em….não adianta continuar a fazer o povo de besta não!!!! é chaerto já, porque o povo ta canssado de migalhas, o povo não quer emprego e sim trabalho suado, este sim dar orgulho e traz crescimento a nossa cidade. nossa cidade precisa de investimentos para poder crescer e gerar renda. não podemos esquecer que prefeitura não é comercio e nós sabemos que o que o prefeito esta fazendo agora com tantos contratos ilegais só vai afundar ainda mais nossa querida cidade. Basta olhar para os nossos predios publicos , como escolas das zonas rurais abandonadas, cobertas pelos matos e sem ao menos uma ”mão de cal”, praças, ruas esburacadas, ambulancias sujas e sem manutenção…gente, quem já precisou sabe, e rogue a deus pra que não volte a precisar…precisamos de reforma já e urgente, precimos que o trabalho que dr. weligtom começou a desenvolver seja dado a continuidade por chaerton soares. queremos crescimento!!!!!!

  29. Sei que depois dessa minha participação haverá pessoas que poderão atribuir esta e as demais a uns ou outros autores… Continuarei, entretanto, até o fim dessa jornada a defender que, o mais importante não será a autoria, mas a consistência e a veracidade do que se diz, e a expectativa de colaborar assim como os demais, com esse processo político-eleitoral que desde já, posso afirmar, marcará uma nova época e uma nova forma de se fazer política em nosso município e, porque não, em nosso país. Quem viver verá!
    Fico contente com a adesão de mais participantes ao debate, e desejo que muitos outros ainda o façam até o final. Essa é uma oportunidade ímpar que temos de mostrar as nossas ideias, nossos potenciais, nossas vocações, nossas contestações, nossos aplausos, nossas semelhanças, nossas diferenças, nosso pensar, e nossa vontade de transformar nossa terra, num lugar melhor de se viver e ser feliz!
    Após a leitura da postagem da ‘cidadã santanense’, que podemos chamar, ‘prestação de contas dos 08 anos de mandato do atual Prefeito’, li, reli e cheguei a algumas conclusões. Devo dizer ao Ex-Prefeito Wellington Soares, que na condição de cidadão(a), tenho que em seu nome, fazer também a sua prestação de contas ao povo de Riacho de Santana, torcendo para que haja compreensão de sua parte (Wellington Soares), e sabendo que terei que recorrer ao mesmo banco de dados que tem me socorrido desde o início. E assim deixar mais claro, como dizia ao Bruno, que devem sim, serem comparadas essas administrações! A prova esta aí meu caro! Agora eu já não falo mais só, essa outra participante anônima ‘cidadã santanense’ e ‘disposta assessora’ (tomara que nas próximas intervenções, cheque melhor seus dados e verá porque, a seguir), também concorda e já se adiantou, dando a mim e aos que comungam com a minha tese, a oportunidade que esperávamos para começar aqui nessas trincheiras, o primeiro combate, democrático, de idéias, de argumentos, de dados, declarações, constatações e de números comparativos entre essas administrações, para que a nossa população possa fazer a devida análise, e consequentemente, um justo e proveitoso julgamento!
    Antes, porém, outras considerações precisam ser feitas. Pelo que sei e pelas informações a mim disponibilizadas, quando você fala que o Ex-Prefeito Wellington, indicou nomes para compor o primeiro escalão da atual gestão, foram cometidos equívocos e omissões. Os nomes indicados não foram só os de Alcidélia e Ilka, mas também Gildinho, Wagner e vários outros. Sabe por quê? Porque essas pessoas eram qualificadas e em condições de desempenhar suas funções a contento. E uma das razões para tanto, pelo que sei e constatei, foi oportunidade e preparação (ganho de experiências) que cada um deles teve nas administrações de Wellington Soares. Ademais o próprio Prefeito atual declarara, naquela época, ‘que não dispunha em sua família de pessoas capacitadas’ (e pelo que me informaram, a Primeira Dama também estava naquela reunião, apoiou e concordou com todos os nomes indicados). E o interesse maior do ex-administrador era que a nova gestão pudesse continuar com o mesmo ímpeto, organização e eficiência! O próprio gestor atual, não repetiu, menos de cem vezes, na campanha, nos palanques inclusive, que queria fazer um governo de continuidade ao de Dr. Wellington, temos inclusive gravado, mais adiante veremos! Portanto, quando você fala: “Ele deixa de empregar os de casa, para empregar as pessoas do ex-prefeito”. Cometeu só aí dois equívocos, duas injustiças! Os primeiros, o próprio Prefeito disse, e a Primeira Dama concordou, que eles não dispunham de condições técnicas para tais funções. Os outros, pelo que foi exposto, nota-se que não são pessoas do Ex-Prefeito e sim, faziam parte do grupo político (composto por vários Partidos Políticos) e estavam preparados para as funções! Prova é que alguns deles, agora, seguiram outro caminho. Diferentemente daquele de Wellington e todos os demais que permaneceram, e que por sinal, é o mesmo caminho escolhido há pelo menos 25 anos!
    Outra informação que a mim chegou, e gostaria de repassar a todos, a bem da verdade, é que Wellington nasceu em Pau dos Ferros e morou seus primeiros anos de vida, bem aqui ao lado da atual Praça do Povo (que depois viria a ser construída por ele), e aos quase três anos de idade, foi morar com seus pais e irmãos no Sítio Paudarco.
    Outra análise a ser feita é que ‘visão política aguçada’, por si só, não faz de quem a tem, como você atribui a ele (Wellington), transformar-se no ‘maior administrador que nossa cidade já teve’. Penso que outras condicionantes terão que ser levadas em conta: competência, tenacidade, responsabilidade, assiduidade no cumprimento das suas funções, capacidade de planejamento e gerenciamento, capacidade para pensar nas soluções mais adequadas frente aos problemas que surgem, disposição, determinação e vontade política de realizar, entre outros. Quando você fala que ele realizou a maior obra administrativa, e ‘mesmo sem querer desmerecer’, só se tornou mais destacada em função da situação em que se encontrava a Prefeitura ao recebê-la (segundo suas afirmações). É uma argumentação sem lógica, e quem comprova isso é a administração atual. Veja bem, ao deixar seu terceiro mandato, o ex-gestor entregou a administração com o seguinte ‘cenário’: absolutamente equilibrada, com pagamentos de funcionários e prestadores de serviço em dia; Prefeitura recém-ampliada e com salas instaladas (móveis, computadores, etc.) para sediar a maioria das Secretarias; Maternidade Alexandrina Cajé funcionando normalmente e com manutenção sistemática de suas instalações, assim como todas as Escolas Municipais; Posto de Saúde do Sítio Poço de Pedra totalmente construído, restando apenas os equipamentos para funcionar, o que não deu para fazê-lo até o final da gestão, mas no discurso de encerramento do seu mandato, foi um dos pedidos que fez ao atual Prefeito: que equipasse aquela Unidade de Saúde para bem servir a comunidade; pagamentos de precatórios e do INSS em dia; e o que ficaram mesmo foram pequenas pendências do dia-a-dia da Administração, que foram apresentadas ao atual Gestor, e que ele prontamente se comprometeu em acertá-las. Portanto, diante dessas condições favoráveis, que sabíamos ser uma das Prefeituras mais equilibradas da região e do Estado (e temos provas disso), o atual Gestor tinha tudo para deslanchar e fazer uma grande obra administrativa e, infelizmente, isso não aconteceu!
    Você falou dos Programas Sociais, citando vários, e que o ex-gestor não teve interesse em implementá-los. Reveja com atenção suas informações porque vários desses Programas ganharam ênfase e dimensão nacional exatamente nos últimos 08 anos do Governo do PT.
    Falou também de Funcionalismo Público. Aí cometeu várias injustiças ao fazer várias afirmações inverídicas. Vejamos, após o início do segundo mandato de Dr. Wellington (1997), com a admissão dos concursados e implantação do Plano de Carreira do Magistério, o funcionário a perceber menos na Prefeitura ficou com proventos ao nível do Piso Nacional de Salário Mínimo. Portanto, foi na gestão dele que isso aconteceu! Nunca houve atraso nem de um dia sequer e tínhamos o calendário de pagamento! Houve uma época em que os professores chegaram a receber, no final do ano, além de 13º e 14º salários, até rateio das sobras dos recursos. Se você já se esqueceu, acredito que eles (os professores de sala de aula) sempre se lembrarão!

    Vamos fazer, agora, as contestações do que foi relatado na ‘prestação de contas’. A cidadã santanense relata que uma das obras do atual Prefeito foi a reforma do Cemitério Público. Segundo as minhas informações, essa obra foi realizada com recursos, cuja maior parte veio de doações de filhos ausentes (que poderão vir a se manifestar, se necessário), sem falar do gerenciamento técnico que ficou por conta e doação de outro ilustre filho ausente (Dr. Genival Santos), aliás, este é primo do atual Prefeito, e pode comprovar o que afirmo. Inclusive a pequena contribuição da prefeitura naquela obra, foi doada à custa de muitos pedidos e insistência do Dr. Genival! Sem falar que o terreno para a parte ampliada foi doação do Sr. João de Cosmo (saudosa memória), atendendo a solicitação de Dr. Wellington Soares.
    As estradas vicinais são citadas na relação. Conversando com alguns conterrâneos da zona rural, eles me disseram que ‘nunca antes na história desse município’ as estradas estiveram tão ruins! Inclusive a do Sitio Santo Antônio só teria recebido consertos e atenção até a casa do Gestor. Outro exemplo patente é a estrada que comunica o Paud’arco com a Baixa do Arroz, simplesmente deixou de existir por falta de conservação sistemática! E várias outras estão em péssimo estado de conservação. Olha que nem inverno houve, já imaginou como não estariam? Lembro-me que na administração do ex-gestor, muito foi investido nesse setor (com recursos próprios e em parceria com o DER). Mais de 2.000 mil caçambas de material apropriado foi colocado nas principais estradas vicinais, e a população é testemunha disso. É só consultar Sr. Raimundo Alfredo, pois ele foi um dos que doaram terrenos para que se retirasse tal material!
    O ‘Estádio Pai Cajé’, para ser construído precisou daquele terreno (de 150 x 120 metros), que foi desapropriado, com todas as indenizações pagas aos ex-proprietários e com escrituração pública providenciada. E sabe quem o fez? A gestão anterior (de Wellington Soares), e tudo com recursos próprios!
    Vamos agora ao que ficou como Obra Administrativa dos três governos do Ex-Prefeito Wellington Soares. Antes gostaria de, por uma questão didática e de oferecer uma melhor compreensão, dividi-la em 04 (quatro) grupos: obras realizadas em parceria com o Governo Federal; obras realizadas em parceria com o Governo Estadual; obras realizadas com outras parcerias; e obras realizadas com recursos próprios.
    Obras realizadas em parceria com o Governo Federal: construção de 40 casas nas zonas urbana e rural; reforma e ampliação de 76 casas nas zonas urbana e rural; construção de mais de 250 unidades sanitárias (banheiros) nas zonas urbana e rural; construção do Posto de Saúde de Poço de Pedra; reforma e ampliação do açude do Paudarco; construção da Praça de Eventos; construção do novo mercado público da cidade; construção de 02 quadras poliesportivas cobertas na zona urbana; construção de 02 quadras poliesportivas descobertas na zona rural; construção de passagens molhadas, incluindo a da saída da cidade para o setor de cima; aquisição de um trator e implementos; aquisição de um microônibus estudantil.
    Obras realizadas em parceria com o Governo Estadual: construção da barragem caripina; eletrificação dos sítios Catolezinho, Baixa do Arroz, Sobradinho, Muquém, Lagoa de Pedra, Santo Antônio, Taboleiro do Padre, Caiçara, Poço de Pedras, Quintas, Gameleira e Catingueira; pavimentação (calçamento) da Rua 24 de junho, Rua da paz, ladeiras do Alto dos Xotos e do Alto de Experdião; sistema de abastecimento d’água da cidade e do Catolezinho; construção de 40 casas nas zonas urbana e rural; aquisição de ambulâncias e viatura.
    Obras realizadas com outras parcerias: construção de 86 pequenos açudes (barreiros) nas propriedades rurais, beneficiando e muito a agropecuária do nosso município.
    Obras realizadas com recursos próprios: construção da Praça do Povo; construção dos sistemas de abastecimento d’água do Paud’arco, Sobradinho, Muquém, Caeira, Lagoa de Pedra, Paul de baixo, Paul de cima, Taboleiro do Padre e Caiçara; pavimentação (calçamento) da Rua Joaquim Soares, Rua Primo Cajé, Rua Vicente Fontes, Rua Clodomiro Elias, marginais da Rua do cruzeiro e várias Travessas (inclusive com indenizações de casas para a construção da Travessa que liga a Rua Manoel de Souza Lima à Rua Vicente Fontes); reforma e ampliação da Prefeitura; reforma e ampliação do açougue público; reforma e ampliação de escolas municipais, inclusive a João Bernardino de Lima que mais do que duplicou de tamanho; reforma e ampliação de garagens da Prefeitura; implementação do programa de arborização urbana; participação decisiva na reforma e ampliação da igreja matriz; aquisição de veículos como, por exemplo, um veículo para o Gabinete do Prefeito (S10 cabine dupla); realização do programa de corte de terras no início de cada ano invernoso; aquisição de fardamento e material escolar para todo o alunado municipal no início de cada ano letivo; assistência médica e fornecimento de medicamentos a todos com a implantação da farmácia básica na Maternidade Alexandrina Cajé; e a realização do maior são João da região, ideia inclusive copiada por vários outros municípios da região, no que tange à festa pública de rua!
    É possível ter deixado de listar aqui algumas obras e/ou realizações por falta de informações (claro que aceito a colaboração de outrem que possam fazer adendos), ainda pertencentes a essa grande Obra Administrativa deixada ao povo contemporâneo do nosso município e as futuras gerações pelo Ex-Prefeito Wellington Soares.
    No momento em que arremato essa participação, quero me comprometer que as próximas serão bem mais sucintas, geralmente enfocando um único tema para facilitar a leitura e o entendimento. Todavia, esta não poderia ser diferente, afinal de contas a ‘cidadã santanense’ é que propôs que fizéssemos as comparações. E isto é o que procurei fazê-lo!
    Por falar em comparar, sugiro a ela ou a quem vier a se candidatar, para fazer e publicar uma relação das obras e/ou realizações implementadas com recursos próprios pela atual administração!

  30. Santaneses, boa noite.
    Apesar de não ser partidária gosto de acompanhar de perto a política e as vezes, quando necessário, opinar. Quanto a última postagem de Dr. Naerton,gostaria aquí de fazer um um breve comentário e lembrete: Faz exatamente um ano que o atual prefeito Raimundinho concedeu essa entrevista á aquele blog. E política Dr., acho que é uma coisa dinâmica, e não um jogo de cartas marcadas. Não adianta negar, por que toda Riacho de Santana sabe, que esse distânciamento do grupo partiu de vocês, no último são joão foi notório e motivo de comentários o desprezo de vocês para com o prefeito e seu grupo, nas últimas eleiçôes vocês não votaram nos candidatos do prefeito, coisa que Dr. Wellinton jamais permitiria, porque isso aconteceu uma vez na adm. de Dr. Wellinton e as consequências todo mundo sabe….E era fato a regeição do nome Chaerton no município, tanto que hoje está aí a prova. E recentemente ele não tinha nem humildade de dizer que era candidato de prefeito, e nao adianta dizer que isso é mentira para alguns lêigos por que ele não falou somente para uma pessoa, inclusive para pessoas das cidades circu-vizinhas que assume em público se for o caso. Então eu como simplesmente uma eleitora INDEPENDENTE acho Dr. Naerton, que merece sim uma meditação realmente, e esses, entre outros, são motivos suficientes para uma mudança de candidatos.E QUE MUDANÇA!!! que diga se de pasagem.E quanto ao comentário de Normando José, fiquei surpresa! Lembro-me muito bem que até pouco tempo não era essa a imagem que o mesmo tinha do grupo Wellington Soares.e com toda rezão. O que aconteceu professor? Espero que esclareça isso em palanque e que seus argumentos sejam convincentes.
    Desde de então, peço desculpas a Naerton e Normando, aos quais gosto e adimiro, mas até que me provem o contrário, isso é a verdade!!!
    Abraço a todos.

  31. quem diria normando… vc que um dia disse em palanque que iria ensinar os soares a administrar….por certo ensinaste e chaerto aprendeu…esta longe do povo de riacho de santana e se aproximar em época de campanha….parabens pra voce….nessa época querida

  32. Bom dia Santanenses,
    Mesmo com reservas devido o anonimato gostaria de tecer comentários sobre o anônimo, que assim abriu o texto: “como vc viu dr o atual prefeito fez muito.
    Sem querer advogar em causa própria, meu trabalho realizado em Riacho de Santana pode ser classificado como muito bom….”
    Em que pesem as evidências não quero acreditar que o aludido comentário tenha sido feito pelo atual prefeito, até porque entendo ser inconcebível a um gestor fazer um comentário em um blog de forma anônima ou sem identificação, até porque mesmo que ele desconhecesse o assunto certamente poderia consultar a assessoria jurídica para tal.
    Quanto às obras apresentadas realmente entendo que todo gestor tem que trabalhar em prol da coletividade, senão pra que afinal tinha sido eleito? Mas, caso o comentário seja do gestor, acho que faltou humildade quando ele mesmo enaltece as suas obras, deixe que a população faça seu julgamento homem! E também senti faltas de obras com recursos próprios, o que houve? Por que da ausência completa de obras com recursos da Prefeitura?
    Abração a todos, especialmente os que dignamente se identificam.
    José Naerton Soares Neri.

  33. o sr não entendeu dr…. eu não sou o gestor apensa citei pedaços da entrevista q o senhor tanto faz questão de repeti-la….e como não sou o gestor sou povo… e é o povo que te relatando as obras. do prefeito raimundinho

  34. O SR SE ENGANOU DR… NÃO PERCEBEU QUE EU APENAS CITEI PEDAÇO DA ENTREVISTA QUE O PREFEITO CO0NCEDEU. ENTREVISTA ESSA QUE O SR NÃO SE CANSA DE RELATAR…
    Sem querer advogar em causa própria, meu trabalho realizado em Riacho de Santana pode ser classificado como muito bom. Minhas administrações são pautadas na coerência e é na verdade uma sequência do governo de Dr. Wellington. Dentre tantas, posso citar: O Estádio Pai Cajé; Pavimentação das ruas dos bairros São João e São Gonçalo; Praça Alexandrina Cajé; Barracão do São João, que é um marco nas festividades juninas, assim como em outras que ocorrem na Praça de Eventos. O Centro Cultural Valdemar Fernandes; 25 casas populares e outras 26 reformadas tanto na zona rural como urbana e da delegacia; Quadra esportiva do sítio Catolezinho; o pórtico de acesso ao município; o asfaltamento que liga Riacho de Santana a BR 405, conseguido junto ao governo do Estado; terminal rodoviário (que será inaugurado em breve); aquisição de um trator completo e um veículo para atender a população da zona rural; cortes de terra sem absolutamente nenhum ônus para o agricultor; aquisição de uma viatura para auxiliar na segurança dos nossos municípes, dois outros veículos para o PSF e para a Ação social; Uma ambulância para melhor assistência ao município, além da assistência ao nosso povo, quando necessário até mesmo mantendo aqueles que precisam, na capital, em uma casa de apoio; aquisição junto ao MEC com a contra-partida do município de um ônibus para o transportes escolar (que chegará muito brevemente) e uma das mais importantes que considero, que é a reforma e ampliação da Unidade Hospitalar Alexandrina Cajé. Tenho uma visão que o maior bem que um político pode ter, é o reconhecimento da população, atrelado ao bem maior de uma comunidade, que é o seu povo. ISSO QUE ACABEI DE COPIAR E COLAR É PEDAÇO DA ENTREVISTA… PARECE QUE O DR ESTA MESMO NOS ARES.

    EU NÃO SOU O GESTOR… SOU ALGUEM DA COMUNIDADE QUE VOTA EM JESSE….

  35. parabens jesse o povo q voçe onde agente anda so da voçe eu quero maoria a cima de 500 para a mostra o trabalho do nosso prefeito raimundinho, esse sim e o prefeito dos pobres ele esta em todo canto esta no meio da gente

  36. li a relação de obras que dr. Wellington realizou aí no riacho e agora entendo a razão da sua liderança no nosso município, mesmo depois de tanto tempo afastado da Prefeitura. O povo é sábio e não tem memória curta como muitos acham. Falo por mim que demoro a ir aí, vi o município se transformar depois da atuação dele. Passei a ter orgulho e alegria com o nosso lugar. antes não via nada acontecer de verdade. Porém com o Raimundinho o município parou no tempo. Ainda bem que minha família tá toda decidida e vai votar certinho aí: no irmão dele, Chaerton Soares.

  37. se é o povo que tá dizendo eu não sei, só sei que é uma vergonha passar 08 anos na Prefeitura e deixar meia duzia de obras, umas que tão servindo só de bar. cadê o esgoto do município que o projeto ficou pronto do tempo de dr. welington e ele engavetou e não providenciou nem correu atrás para fazer. só tá vindo na Prefeitura agora, antes se escondia e só falava não posso, não posso, não posso, não posso, não posso, não posso.. e se agora pode tudo, pra onde tava indo o dinheiro todos esses anos! é uma vergonha!

  38. voces viram aí, eu quase não acabo de ler o monte de obras de dr. welington e acho que a pessoa se esqueceu da escola estadual e dos óculos que ele deu a quem precisou. se não fosse essas obras dele o riacho ainda era o mesmo buraco d sempre.

  39. “Política é algo real e não imaginário” frase minha, rima com “é algo eleitoral, mas não só partidário.” Discutem-se os vai e vens da vida, das siglas, as entrevistas dadas. De fato, depois de lançada a flecha e dada a palavra, é inegável dizer que o prefeito Raimundinho disse que ia apoiar o candidato de Dr. Welington… mas e daí? Atire a primeira pedra aquele que nunca mudou de opinião em algo importante na sua vida. A mudança suscita a experiência, isto é primordial.
    Discutem-se as obras feitas e não feitas. Quem fez ou supostamente fez a lista de obras que um ceto anonimo fez questão de postar foi Dr. Welington e não Chaerton. Está claro pra mim essa parte. Como está claro que o Secretário de Finanças de boa parte do governo de Welington era Raimundinho. Então porque ferir agora o seu ex secretário? Porque ser hipócrita e não aceitar que a educação que agora tantos condenam esteve secretariada no período de Dr. Welington pela mesma professora que secretaria agora, com Raimundinho, e aceitar também que a saúde era secretariada até então pela almejante ao “cargo” de primeira dama. Dói é saber que pessoas chegam ao cúmulo da briga e da baixaria, por um caso que é perdido: a honestidade na política. Quem reclama que a oposição se vendeu, tá reclamando porque ela não se vendeu pro seu lado. Se vocês chamam isso de SE VENDER que nome dão ao que Zé de Quinco fez? Não é VENDER é ALIAR-SE ou ABRIR. Vocês que reclamam da educação, onde estavam na Mostra de Cultura Indigena que teve esses dias no Centro Cultural Valdemar Fernandes? Onde estão os reclamões nas associações, nas conferências, nos conselhos municipais? Reclamar e se candidatar estão pau a pau na facilidade, difícil é ser presidente do conselho de saúde ou fundar uma associação sem ganhar nada por isso. Abro parenteses para duas pessoas Toinho e Lili, que de fato ajudam sua comunidade. Os anonimos não posso nem mesmo reconhecer. Mas fica o aviso: não é só votando, sendo prefeito ou vereador que se ajuda a cidade. Aprendam a conhecer antes de reclamar, é sábio e faz bem pra saúde! Vejam o exemplo dos vossos candidatos pelo melhor que eles tem. Admiro muito a pessoa de Chaerton, é um homem decididamente amigo, humilde e trabalhador. Então, correspondam a educação de seus candidatos, que nem estou correspondendo a educação do meu.
    Disse que o outro seria o ultimo comentário, mas também mudei de opinião. Se alguem quiser reclamar dessa mudança também, só posso lamentar.
    Abraço.

  40. menino você não era nem vivo quando dr. welington foi prefeito a primeira vez. nós sabemos como foi aqui. já que voce é tão justo e informado porque nao fala das obras que o seu Prefeito fes nesses 08 anos com dinheiro da Prefeitura. olhe o monte que foi feito no tempo de dr. welington. seu pai e seus tios tiveram oportunidade com ele na radio e cresceram, hoje tão lá em cima e esqueceram como começou. o que começa tem fim.

  41. vivemos num mundo onde não é preciso ter vivido há muitos anos atrás para conhecer o passado. Sou neto de político e assim sei bem mais do que você “Eleitor Decidido”. A prova é que tenho coragem de usar meu nome. Se vocÊ tem tanta certeza do que diz, porque o medo de usar seu nome verdadeiro? Sou justo e informado, na medida do possível. Praquê dizer o que o NOSSO – não só meu – prefeito se basta você ir num evento cultural ou de qualqur outra ordem que você se depara com o Centro Cultural que ele fez. Basta precisar se consultar e você vai ver a reforma realizada no Hospital. Agora se você não mora aqui ou não faz parte da vida do seu município, fica dificil julgar…

  42. Bruno, tão bom saber que você tão jovem tem tanto conhecimento e sábias colocações; não se deixe desorganizar pelas palavras desses defensores da atual oposição, pois embora menino, você tem maturidade o suficiente para fazer escolhas. E por ser historiador – e por eu acreditar que você não está sendo influenciado por ninguém – demonstra em suas postagens que tudo o que fala tem fundamento. Parabéns!
    É por essas e outras que RATIFICO: Jessé para Prefeito Já!

  43. voce falou e não respondeu o que o povo quer saber. duas obras dessa voce acha que justifica 08 anos de Prefeitura. rapas seja justo e olhe pro passado como eu faco. veja que se tirar o que foi feito pelo seu Prefeito pouca falta faz aqui, agora tire o que dr. welington fez e nosso municipio vira o mesmo buraco que era

  44. outra coisa teve um que disse que vai ser 500 votos de maioria. eu digo que vai ser sim 500 votos que a oposicao levou mais 700 do prefeito e do grupo dele, some e o resto é de chaerto. qunado abrir as urnas voce vai vê

  45. Caro Bruno,lhe admiro como estudante, leitor assíduo,… mas lamento, não a sua decisão em apoiar o pré candidato Jessé, mas seus argumentos para tal escolha. E lhe digo mais, não adianta adentrar em assuntos aos quais não se tem maturidade para tal. Em se tratando do contexto político do nosso município você precisa amadurecer a sua visão e os seus argumentos. Se faz necessário capacidade para estabelecer a maneira de ser e agir. Digo até que precisamos ir além, é necessário, muita sabedoria,pois iremos escolher aquele que irá gerir nosso município por quatro anos.
    Então, fiquemos atentos!!!

  46. Vejo com muita alegria e orgulho crianças, adolescentes e jovens da nossa terra com um satisfatório desenvolvimento educacional e intelectual, muito embora ainda precisem caminhar muito em suas jornadas de absorção de conhecimentos, e principalmente, de evolução no processo de amadurecimento, e isso só o tempo e as experiências vivenciadas dão a cada um de nós! Não é interessante se pular etapas, sob pena de prejuízos futuros. Quem tem conhecimentos em psicologia e psicopedagogia sabe do que estou falando. Portanto, por mais informações e conhecimentos que um jovem ache que tenha, suas ideias sempre saem um pouco distorcidas da realidade, porque lhe faltam a visão acurada e a experiência de vida para compreender, de forma adequada, a realidade de determinado momento.
    Esse preâmbulo inicial é para lamentar o fato de que, até o momento, não verifiquei nenhum contraponto às minhas considerações, contestações e afirmações publicadas em 02/04, advindas da ‘cidadã santanense’ ou de outrem que tenham conhecimentos, números e/ou informações mais precisas da atual administração. Só dessa maneira ‘cidadã’, conseguiremos dar seguimento ao debate a que você se propôs e que eu prontamente concordei. Tudo que declarei, contestei e afirmei, posso a qualquer hora ou oportunamente apresentar as devidas comprovações. Espero que os demais debatedores, identificados ou não, observem atentamente o que escrevem para não cometerem afirmações inverídicas, como várias das que o fez aqui a ‘cidadã santanense’!
    As poucas palavras que li, com a tentativa de contrapor o que escrevi, foram de um jovem. E aí como já falei no início, é preciso que se dê um desconto no que eles falam ou escrevem porque não tem obrigação de saberem! Falou da reforma e ampliação da Maternidade Alexandrina Cajé e da construção do Centro Cultural Valdemar Fernandes, não sabe ele que essas são obras realizadas, respectivamente, em parceria com o Governo Estadual e com o Governo Federal. Ou seja, não são obras realizadas com RECURSOS PRÓPRIOS.
    Por falar em jovens estudantes, lembro-me de várias histórias que conheço de estudantes santanenses. Nos dias atuais tem sido muito menos difícil se educar nossos filhos comparativamente às duas primeiras décadas (anos 60 e anos 70). Aproveitando o fato de que o nosso município está prestes a completar 50 anos de emancipação, gostaria de lembrar que o nosso Riacho de Santana só tinha 04 a 05 anos de idade quando saíram daqui os primeiros estudantes, para estudarem nas Escolas agrícolas de Jundiaí e Ceará Mirim e em Natal, além, claro, dos que passaram a estudar em Pau dos Ferros. Os Filhos de Sr. Cristino Ferreira (Garrincha, Guido), de D. Nina (Nicodemos, Dedé, Luiz); depois de D. Davina (Neto, Sávio) e depois vieram outros e mais outros… Hoje em dia, se houver apoio e interesse e dedicação, já é possível se concluir bons cursos de terceiro grau e até pós-graduação sem precisar sair de casa!

  47. é ….realmente não se pode comparar… welinton assumiu a prefeitura em 1988 e foarm 12 anos de administração. nos quatro primeiros dele muito pouco ou nada foi feito aí em 1992 veio a desastrosa administração de chico de jaime que ficaram os famosos 3 meses de funcionários atrasados que hoje o povo ainda lembra… depois vieram os dois últimos mandatos de welington que aí sim não só a cidade de riacho de santana mas em fim o pais com a chegada do real…veio então a primeira administração de raimundinho e os famosos restos a pagar.. talvez anonimo vc saiba o que seja restos a pagar….. no segundo mandato sim sem os restos a pagar A ADMINISTRAÇÃO DE RAIMUNDINHO COMEÇOU A FLUIR… COM PARCERIAS FORTES COMO É O CASO DE SANDRA ROSADO E MAIS A FRENTE GUSTAVO CARVALHO E TAMBEM GARIBALDI… E AÍ SURGIRAM AS OBRAS… MAS FALEI EM COMPARAÇÃO E ONDE ESTA A DIFERENÇA? ESTÁ NA MAIOR OBRA DE RAIMUNDINHO… NÃO, NA MINHA OPINIÃO NÃO FOI A REFORMA DO HOSPITAL NEM A REFORMA ATRAVES DO ESTADO DA RN 073, MAS SIM O CUIDADO COM O POVO… POIS OBRAS O TEMPO DESTROI MAS O POVO FICA…E É POR ISSO QUE O POVO ESTA DIZENDO SIM A RAIMUNDINHO VOTANDO EM JESE.ANDE CASA A CASA PERGUNTANDO… QUE VC VAI VER…JA ANONIMO QUE VC É UM GRANDE PESQUISADOR..VEJA COM SUA FONTE TALVEZ ELE OU ELA JA TENHA UMA PESQUISA EM MÃOS.. CHAERTON NÃO FARÁ OS VOTOS QUE HERMILSON FEZ…FARÁ QUASE MIL VOTOS MAS MENOS QUE OS 993 DE HERMILSON…. HÁ MAS ESSES QUASE 1.000 ELE NÃO TEM AINDA. ATÉ LÁ VAI VAI CONSEGUIR ESSE TOTAL MAS VAI TER QUE SUAR MUITO PARA TANDO… A MAIORIA PRO JESSE O NÚMERO DE VOTANTES É QUEM VAI DIZER…

  48. Caro Bruno,

    Estranho quando tu citastes vários nomes políticos de Riacho de Santana que tiveram importância no decorrer da história, e esquecestes o maior deles: Antonio Francisco da Costa (Antonio Esperidião).

  49. Dando continuidade ao assunto que comentava ontem (histórias de estudantes), aproveito para pedir a todos os adolescentes (11 a 16 anos) e jovens (17 a 21 anos) do nosso município, que não percam tempo com trivialidades. Sigam o exemplo de muitos daqui que estão no caminho certo e aproveitem todas as chances que aparecerem em suas vidas para se educarem e se qualificarem. Não há outro futuro mais seguro e confiável que possa ser comparado ao do SABER!
    Fiz alusão a isso num comentário em que citei os nomes de Toinho e Lili (dois jovens adultos), cujas trajetórias merecem os elogios de todos nós! Serão, muito em breve, dois grandes profissionais em suas áreas de atuação, a se ver pelo foco e atenção que estão dando às suas carreiras profissionais. E questiono se foi fácil para eles, ou outros da mesma geração deles, chegarem aonde chegaram? Obviamente não foi nada fácil. A questão é que tiveram determinação e força de vontade para vencerem todos os obstáculos, fossem pequenos ou grandes! E acredito que uma das maiores fontes de motivação deles, sempre foi o foco num futuro melhor, mais estável, mais digno e mais feliz para si e seus familiares!
    Conheço histórias de estudantes daqui, que aos 13 anos de idade já moravam longe da casa dos seus pais. Pais pobres, sem condições de sustentá-los adequadamente com as despesas de moradia, alimentação, material escolar, material de higiene pessoal, roupas, etc. Para se sustentarem e não desistirem dos seus objetivos, ainda com essa tenra idade, tiveram que ser vendedores ambulantes, nas feiras livres e nas ruas, de picolés, balinhas, chicletes, frutas, verduras, entre outros. Depois, já na fase da adolescência, tiveram que dá aulas particulares, trabalhar como bolsistas e estagiários, etc. Mas, nunca, nunca desistiram do seus sonhos e seguiram em frente, estudando muito, cerca de 12 horas de dedicação diária ao estudo e a leitura, e assim foram vencendo cada etapa e alcançando cada conquista, com muita luta e méritos próprios! Penso que, para alguns que não tiveram trajetórias como essas citadas acima, que não passaram por todo esse labor, que alcançaram suas metas com bem menos dificuldades, fica bem mais fácil criticar e desmerecer do que reconhecer e elogiar! No entanto, é preciso que se entenda que, para pessoas que tiveram e tem trajetórias de vida e de luta como as já citadas, nenhum obstáculo ou dificuldades lhes desviarão de suas rotas. Muito menos algumas pessoas cuja retórica e exemplo de vida não tem densidade suficiente para tal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *